
ELENCO
Quem nunca se pegou montando a seleção de todos os tempos do Coxa? Ou, ainda, escolhendo aquele que foi o melhor jogador que passou pelo Alviverde? Ou talvez pensando nos melhores dos últimos cinco ou dez anos?
Todas estas análises nos levam a algumas decisões até certo ponto questionáveis. Mas, em uma escolha inusitada, inimaginável para alguns, a equipe do site Coxan@utas montou a seleção de jogadores revelados em casa pelo Cori, apenas nos últimos três anos. Confira:
Café; Miranda, Henrique e Vagner; Rafinha, Egídio, Pedro Ken, Renan e Adriano; Keirrison e Marcel, seriam os titulares. Poderiam ser colocados ainda: Villar, Douglas Ferreira, James, Ricardinho, Peruíbe, Fabinho, Anderson Gomes, Rodrigo Mancha, Marlos e Guilherme.
Muitos destes jogadores ainda estão no Coxa, é verdade. Outros ainda poderiam estar, mas independentemente de justificativas, erros e acertos, o fato é que as vendas das grandes revelações (clique aqui para saber mais) se transformaram no único meio de manutenção do Cori. Infelizmente.
Desta seleção principal, apenas o goleiro Rodrigo Café, ainda não participou de nenhuma partida pelo profissional, tendo apenas figurado no banco de reservas em algumas ocasiões. No entanto, todos que acompanham o trabalho deste goleiro o apontam como um jogador de grande futuro.
Cinco já vestiram a camisa da Seleção Brasileira em uma de suas categorias (Rafinha, Henrique, Pedro Ken, Adriano e Marcel), sendo que Adriano participou do grupo da seleção principal que conquistou a Copa América em 2004, na Colômbia.
O lateral-direito Rafinha, que teve uma brilhante passagem pelo Cori, fez sua estréia em 2004, improvisado na lateral-esquerda, em um jogo do campeonato brasileiro contra a Ponte Preta. Depois disso, assumiu a camisa dois do Alviverde para só sair após ser vendido para o Schalke 04, da Alemanha. Antes, Rafinha participou do campeonato mundial sub-20 com a Seleção Brasileira e foi considerado um dos principais jogadores do torneio.
A venda de Rafinha foi a maior transação já realizada em toda a história do Verdão, e o atleta deixou muita saudade na torcida Coritibana.
Outro destaque das revelações é o lateral-esquerdo Adriano, cuja passagem pelo Coxa foi mais longa e tão brilhante quanto a passagem de Rafinha. Adriano fez atuações inesquecíveis, com arrancadas de deixar a zaga adversária perdida, como no primeiro gol Coxa-Branca na final do Paranaense 2004, na Baixada, quando Jadson nem viu a sombra de Adriano.
Jogador ambidestro, de grande velocidade e qualidade técnica, Adriano iniciou a carreira na lateral-direita, mas, por uma necessidade, foi improvisado na esquerda e obteve muito sucesso. Hoje, Adriano atua pelo Sevilha da Espanha.
Estes dois jogadores são apenas exemplos de sucesso de atletas que foram revelados no CT da Graciosa, assim como eles ainda estão por vir grandes talentos. Jogadores de grande potencial estão sendo lançados. O meia-armador Pedro Ken, recentemente convocado para a Seleção Sub-20, é um dos exemplos. Ken está sendo observado pelo técnico Estevam Soares, e provavelmente deve em breve figurar no time titular do Cori.
Assim como ele, cresce em destaque também o meia-esquerda Marlos, jogador de apenas dezessete anos que já está compondo o grupo principal do Coritiba para a disputa do campeonato brasileiro. Marlos tem boas recomendações da comissão técnica do time de juniores. Descoberto na escolinha do ex-goleiro Coxa, Jairo, Marlos tem características muito parecidas com as de Alex, outra grande revelação Alviverde.
Lembrando também do jovem Keirrison, que teve um início de carreira meteórico, marcando muitos gols e conquistando a torcida do Verdão em poucos jogos. O garoto demonstrou muita personalidade e muita qualidade. Quando recuperado da contusão, com certeza, Keirrison dará muitas alegrias à torcida Coxa-Branca.
O trabalho da base do Alviverde, apesar de demonstrar todo este sucesso, não é necessariamente tão bem acompanhado pelo departamento de futebol do Coxa. Os profissionais que trabalham na base muitas vezes se vêem às voltas com situações de precariedade da estrutura e também com uma certa desvalorização profissional em termos financeiros.
É muito necessário que sejam feitos investimentos nestas estruturas. Todos os profissionais da base merecem o devido reconhecimento. Hoje, sabe-se que o elenco dos Juniores já não é mais tão forte como nos últimos três anos, até mesmo pela alta quantidade de jogadores com idade de Júnior que compõe o elenco de profissionais. Apesar disso, alguns jogadores de qualidade fazem parte do grupo e já estão se destacando, como Dirceu, Jean e Carlos.
O Coritiba já demonstrou que tem um potencial muito grande para revelar jogadores de qualidade. Por isso, é necessário que se trabalhe com muita atenção a questão das categorias de base, que, com certeza, são o futuro do Clube e, caso sejam bem tratadas estruturalmente, nos renderão muitos e muitos craques.
Links interessantes
Para saber mais sobre a escolinha do Jairo clique aqui.
Para saber mais sobre o Marlos clique aqui.
Para saber mais sobre o Pedro Ken clique aqui.
Para saber mais sobre o Rafinha clique aqui.
Para saber mais sobre o Keirrison clique aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)