
FINAL
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
Coritiba, A.Paranaense, Couto Pereira, Joaquim Américo, Império Alviverde, Fanáticos, AlviVerde, RubroNegro. O clássico atleTiba possui vida própria. As situações, as variáveis que envolvem o clássico sempre geram discussão, a conversa sadia entre torcedores que trocam opiniões a respeito do time pelo qual torcem e dão maior ênfase às qualidades ao mesmo tempo que bem utilizam a memória num processo seletivo e esquecem os defeitos.
Desde 2011 o clássico tomou uma nova forma, proporcionado pela troca de presidentes. No Coritiba com a posse de Vilson Ribeiro de Andrade e ao final do ano no A.Paranaense, com a reeleição de Mario Celso Petraglia. Essa nova forma trouxe o presidente alviverde e seu projeto em levar o Coritiba ao topo do cenário nacional, enquanto que no A.Paranaense, surgiam as primeiras discussões em torno de diferenças de comando.
Pois bem, com a queda para a segunda divisão do Brasileiro aliado ao temporário abandono do seu próprio estádio para reconstruí-lo e deixá-lo apto para a Copa do Mundo 2014, o A.Paranaense na pessoa de seu novo presidente, se viu forçado a tomar algumas atitudes e assim, intercedeu junto à Federação Paranaense de Futebol para que pudesse utilizar o Couto Pereira. Com pedido feito, tudo se encaminhava perfeitamente, segundo a diretoria rubronegra.
Do lado alviverde, já não era bem esse o discurso. Foi necessário acompanhar as decisões, que foram parar no STJD no Rio de Janeiro, para que tanto A.Paranaense e FPF entendessem que o Couto Pereira é um estádio particular, propriedade privada e que seu presidente não pode ser nem obrigado nem forçado a cedê-lo à terceiros, se não quiser.
Assim, o A.Paranaense através de seu presidente conseguiu estabelecer um acordo para jogar o campeonato estadual nos domínios do P.Clube. Durante o andamento do campeonato, foram várias as indisposições entre A.Paranaense e P.Clube, que privilegiado por seu patrimônio, já avisou que durante a segunda divisão, não irá ceder/alugar o Durival de Britto e Silva para o A.Paranaense, deixando então como opção o Érton Coelho de Queiroz, situação que vem de encontro com as afirmações do presidente rubronegro sobre jogar a segunda divisão em Curitiba.
Coincidência ou não, o representante da FPF mais ativo nas últimas semanas era seu vice-presidente, Amilton Stival. Ocorre que durante a semana passada, uma delegação rubronegra acompanhada do presidente da FPF, Hélio Cury foi até à CBF tentar a liberação do Couto Pereira, tendo o diretor técnico da confederação como um facilitador. "A CBF que tem que ver. Se quiser entrar numa guerra, tudo bem. Mas não acredito que eles queiram entrar nessa guerra. O Coritiba já encerrou este assunto", avisou o presidente alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade.
Outro assunto que incomoda e muito a diretoria rubronegra é a arbitragem do estado do PR. Após o atleTiba do returno no Couto Pereira, um documento que continha supostos erros e favorecimentos ao adversário por parte da arbitragem foi enviado à FPF. Era uma lista que, segundo o ponto de vista da diretoria rubronegra, trazia dados de partidas em que o A.Paranaense foi prejudicado diretamente pela arbitragem e assim, solicitava arbitragem de fora do estado para os jogos das finais.
Mesmo tendo recebido o documento, a FPF prontamente negou trazer arbitragem de fora do estado, uma vez que atualmente na ativa existem dois árbitros FIFA: Evandro Rogério Roman e Heber Roberto Lopes. Por sua competência e representação inclusive, Roman foi convidado e assumiu a Secretaria de Esportes do PR.
E o árbitro sorteado para atuar no clássico de ida, na Vila Capanema foi Evandro Rogério Roman, mas outros nomes fizeram parte do sorteio também. São eles Adriano Milczvski, Edivaldo Elias da Silva e Heber Roberto Lopes. Para o jogo de volta, no Couto Pereira, espera-se que façam parte do sorteio o árbitro Antonio Denival de Morais e o auxiliar FIFA Roberto Braatz.
Clássico é polêmico, é controverso. No Paraná, clássico é aquilo que muda quando você não espera por mais novidades. A.Paranaense e Coritiba jogam domingo, 06, às 16h00 no Durival de Britto e Silva em primeira partida válida pelas finais do campeonato estadual.
Torcedor prestigie e faça sua festa no estádio.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)