
UTILIDADE PÚBLICA
Muitos torcedores não tem idéia dos significados que o escudo do Coxa "esconde". O nome do Clube, Coritiba Foot Ball Club, foi uma homenagem à cidade de Curitiba. Na época da fundação, existiam duas formas correntes de escrita do nome da cidade sede do clube: Curityba e Coritiba.
A primeira era a forma mais correta e usada principalmente em textos eruditos. A segunda, era uma forma mais coloquial de se referir à cidade. Foi essa forma adotada para o nome do clube.
Mais tarde com as mudanças na gramática portuguesa, ambas a formas deixaram de ser usadas, mas o nome do clube perdura até os dias de hoje.
Outra homenagem foi ao estado do Paraná, adotando as cores da bandeira paranaense, verde e branco, que são as conhecidas cores alviverdes do Coxa.
Outro símbolo adotado são as barrinhas horizontais contidas no escudo, acima e abaixo das iniciais do nome do clube (CFC). Estas barrinhas representam sementes de pinhão do pinheiro Araucária, que é o símbolo do Estado do Paraná. No total são 12 pinhões, seis em cima e seis em baixo, uma alusão ao dia de fundação do clube, 12 de outubro de 1909.
No entanto, um dos símbolos do Coxa pode desaparecer, pois a Floresta com Araucária está correndo sério risco de extinção. A Floresta com Araucária originalmente se entendia entre os estados do Sul e Sudeste do Brasil.
No Paraná a Floresta com Araucária cobria 8 milhões de hectares. Atualmente não restam mais que 0,7% desse total. Essa área ínfima remanescente está por conta de 150 anos de desmatamento para uso da madeira com fins comerciais, plantio de reflorestamento com árvores exóticas como o pinus e plantio de monoculturas como a soja. Essa triste história levou a Florestas com Araucária a uma posição nada honrosa de líder no ranking nacional de ecossistemas ameaçados de extinção.
Para evitar o desaparecimento completo da Floresta com Araucária, a cerca de dois anos, foi criado um grupo de trabalho e de estudos pró-Araucária, incluindo universidades e a sociedade civil organizada, para propor a criação de unidades de conservação para preservar esse ecossistema típico do Sul do país, que é símbolo do Paraná e também do Coritiba Foot Ball Club.
Estão em fase de criação cinco unidades de conservação Federais e uma Estadual no Paraná e três unidades Federais em Santa Catarina.
Um grupo pró-Araucária, chamado de Grupo de Proteção Viva as Florestas com Araucária, está desenvolvendo uma campanha para estimular a Presidência da República a criar de fato estas unidades de conservação das araucárias. Essa campanha também visa sensibilização da população paranaense sobre a importância da conservação da Florestas com Araucária. Ajude você também a evitar a extinção da Floresta com Araucária.
Alguém pode imaginar o escudo do Coxa assim (foto)? Nem pensar! Ajude a campanha!
O Grupo de Proteção Viva as Florestas com Araucária está enviando cartões-postais para o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, contendo uma imagem da Floresta com Araucária e uma mensagem de sensibilização.
São 60.000 cartões a serem enviados. Ajude a enviar esses cartões. Para isso basta assinar um cartão que está disponível na Secretaria do Clube do Coritiba, na sede da torcida organizada da Império Alviverde, na sede da SPVS, na sede do Mater Natura ou na sede da Redeprouc.
Prof. Dr. Luiz Fernando Ribeiro
Universidade Tuiuti do Paraná
Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais
Torcedor do Coritiba Foot Ball Club e também um freqüentador do site Coxan@utas.
Serviço
SPVS:
Rua Gutemberg, 296 - Batel - Fone: 41 3242 0280.
Mater Natura:
Rua Des. Westphalen, 15 - 16º andar - Centro - Fone: 41 3225 7185.
Redeprouc:
Rua Schiller, 702 b - Alto da XV - Fone: 41 3262 9255.
Estação Natureza - Fundação o Boticário de Proteção à Natureza
Shopping Estação. Av. Sete de Setembro, 2775. Setor Cultural - Fone: 41 3232-8091
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)