
CURIOSIDADE
O Coritiba realizou nesta segunda-feira o seu primeiro encontro de futebol. O encontro faz parte da estratégia que os dirigentes do Clube pretendem implantar no Coritiba.
A proposta de trabalho para esse encontro era uma seqüência de apresentações e palestras com a maioria dos coordenadores das diversas áreas ligadas ao futebol, como a área técnica, a
física, a administrativa e a de saúde.
Pela manhã do dia 22, o evento contou com a seguinte seqüência de palestras ministradas por:
1. Domingos Moro (Vice-Presidente)
2. Oscar Yamato (Coordenador Geral de Futebol)
3. Antônio Lopes (Treinador da equipe profissional)
4. Manoel Rodrigues dos Santos (Preparador físico)
5. Rodrigo Camargo (Fisiologista)
6. Lucio Ernlund ( Médico)
Após o almoço, a continuidade de trabalhos contou com as palestras dos seguintes profissionais do Clube:
1. Flavia Focaccia (Psicóloga)
2. Clair Kapp (Serviço Social)
3. Fernando Barrinuevo (Departamento Jurídico)
Encerradas as nove palestras do dia, os quase 50 profissionais do Coritiba convidados, se reuniram em quatro grupos, divididos por áreas de especialização: técnica, física, administrativa e saúde.
Os grupos, formados por profissionais daquela área, discutiram e debateram diversos assuntos relacionados às suas áreas de conhecimento.
Na seqüência, os grupos elaboraram propostas para melhorias do Clube. Definidas as propostas, entra-se na segunda fase do projeto, que é à busca de recursos e mecanismos para a implantação/viabilização das propostas.
Segundo a coordenadora da área de serviço social do Coritiba, Clair Kapp, as propostas apresentadas foram de alto nível e possibilitaram a oportunidade dos demais em conhecer mais detalhadamente o trabalho dos outros profissionais do Coritiba.
Clair destacou que os presentes ficaram muitos satisfeitos com a apresentação realizada pelo técnico Antônio Lopes (na foto com o goleiro reserva Vizotto). Com uma impressionante simplicidade, o técnico do Coritiba palestrou sobre a área técnica do futebol de maneira muito segura, apresentando dados e estatísticas para justificar e confirmar suas concepções.
A intersetorialização desenvolvida pelo evento possibilitará também uma ampliação do conhecimento dos profissionais em outras áreas além daquelas do seu trabalho diário. Esta visão sistêmica de como o Clube é administrado, das conseqüências que uma ação poderá desencadear em outro setor tende a ampliar os bons resultados do futebol do Coritiba para o futuro.
A imprensa, representada pelos setoristas do Clube, assistiu aos trabalhos, para depois participaram de uma entrevista coletiva. O encerramento do evento contou com um jantar para os convidados.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)