
CLUBE EMPRESA
Do Blog do Juca
Aprovada a Timemania
por Juca Kfouri
A Timemania, enfim, foi aprovada agora há pouco no Congresso Nacional, fruto de um acordo entre a oposição e o governo.
A nova loteria, que tem como finalidade permitir aos times de futebol pagar suas dívidas com a Previdência Social e com a Receita Federal, estava encruada há mais de um ano porque seus mentores não aceitavam a idéia do 'clube-empresa'.
O acordo, no entanto, obrigou-os a aceitar.
Ou seja: acabou a desculpa que os cartolas davam para não transformar o departamento de futebol profissional em empresa, sob a alegação que aumentaria a carga tributária.
A Timemania prevê o princípio da isonomia para quem se transformar em empresa, com a mesmíssima carga tributária que hoje atinge os clubes sociais.
Quer dizer, a Timemania não obriga a transformação em empresa, mas abre a porta para tanto sem nenhum aumento de impostos.
Em bom português: não se transformarão em empresa, ou, no mínimo, não separarão o futebol da parte social dos clubes (em regra, a causadora dos prejuízos) apenas aqueles que preferirem que tudo continue como está, servindo-se do futebol e não a seu serviço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)