
GAMES E JOGOS
Não é só no mundo real que o futebol é mania em todo o mundo. No mundo virtual, dos videogames e jogos de PC, os simuladores de futebol formam um dos gêneros de mais sucesso entre os admiradores de jogos eletrônicos.
Os dois simuladores de futebol mais famosos são o FIFA Soccer, da empresa canadense EA Sports, e o Winning Eleven, da japonesa Konami. O FIFA, que foi lançado em 1994, sempre foi famoso por ter os comandos mais simples, sendo portanto, um jogo mais fácil de jogar para os iniciantes, em comparação com o rival da empresa japonesa. Mas a grande vantagem em relação ao Winning Eleven sempre foi a licença exclusiva com a entidade máxima do futebol, que lhe garante os direitos de utilizar atletas, times, patrocinadores e uniformes reais.
O novíssimo FIFA 06 traz 16 clubes do Brasil. Surpreendentemente, o Coritiba, mesmo sendo um clubes de maior torcida e tradição do futebol brasileiro, já há vários anos não tem seu nome incluído no jogo (no final da década de 90, o Coxa chegou a fazer parte do jogo), frustrando os gamemaníacos coritibanos.
Importante observar que mesmo equipes de tradição do futebol brasileiro que, atualmente, não figuram na divisão principal do futebol nacional, permanecem representados no jogo, como, por exemplo, o Atlético Mineiro, que, da mesma forma que o Coritiba, está na Série B, e o Bahia e o Vitória, que, no ano passado, foram rebaixados para a Série C.
O COXAnauta Emerson Gonçalves, de Jaraguá do Sul, contatou a equipe COXAnautas no sentido de tentar reverter essa situação, conclamando a torcida Coxa-Branca a solicitar novamente a inclusão da equipe alviverde no jogo. Além de agradar aos torcedores do Coritiba, que gostam do jogo, com certeza a inclusão do Coxa no game aumentaria as vendas do mesmo no Estado do Paraná, argumenta Emerson.
A equipe COXAnautas contatou a Coordenação de Marketing e Comunicação do Clube e a empresa licenciada para o Brasil para saber porque o Coritiba não faz parte do jogo, a fim de saber se foi por falta de interesse do Clube, da empresa fabricante do jogo, ou mesmo de ambos. Até o momento não houve respostas.
FIFA Manager, uma outra opção para os games maníacos
Além dos simuladores como o FIFA Soccer e o Winning Eleven, em que o jogador controla as táticas, formações e os jogadores dentro de campo, através do joystick ou do teclado, um novo tipo de game sobre futebol tem feito bastante sucesso entre os fãs: os jogos estilo manager.
Neste tipo de game, o jogador não controla os jogadores dentro de campo a exemplo dos simuladores. A função do jogador é comandar o clube como um todo. O precursor desse tipo de jogo foi o Elifoot, lançado em meados da década de 90. A evolução se deu através do Championship Manager, das empresas Eidos e Sport Interactive.
A EA Sports agora resolveu entrar também nesse mercado crescente. Lançado em sua primeira versão com o nome de Total Club Manager, o jogo teve seu nome alterado em suas mais novas versões para FIFA Manager.
Nos primeiros jogos desse gênero, o jogador era apenas o técnico da equipe, escalando os jogadores e armando o plano tático. Com a evolução, agora é possível ser um verdadeiro cartola virtual.
No jogo, é possível: contratar jogadores e profissionais da comissão técnica; comandar o plano tático e os treinos (pode-se optar por ser só o presidente do clube, ou acumular a função de técnico); negociar patrocínios e royalties referentes aos produtos vinculados ao marketing do clube; cuidar das categorias de base; ampliar o patrimônio; fazer promoções para chamar a torcida; manter relações com a imprensa.
Como se vê, o leque de opções é enorme (o jogador escolhe se quer comandar tudo ou cuidar apenas da parte técnica), e as dificuldades também. Dificuldades estas que vão desde a negociação de contratos com jogadores (como na vida real, poucos são os atletas que deixam um clube grande para jogar num time pequeno, por exemplo), até rachas no elenco, provocados por falhas do técnico ou por punições aos jogadores.
Um dos sites especializados no assunto, o TCM Total, disponibilizou aos internautas um "patch" de atualização, e, neste, o Couto Pereira é um dos estádios em que o desenho virtual mais corresponde à realidade. Confira as imagens:
Serviço
Para saber mais sobre os jogos FIFA Soccer e FIFA Manager, acesse
www.brasil.ea.com
www.ea.com
Para solicitar a inclusão do Coritiba na versão 2007 do FIFA Soccer, o COXAnauta pode contatar a empresa através do endereço eletrônico suporte3@ea.com, ou ainda pelo fone (11) 5506-0232, e pelo fax (11) 5505-1173.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)