
ELENCO
Nesta semana, o Coxa fechou definitivamente a transferência do lateral-direito Rafinha para o Schalke 04 da Alemanha. O site Coxan@utas tem como praxe não avalizar os valores anunciados na imprensa. Porém, como se sabe, esta negociação rendeu um bom dinheiro aos cofres do Coritiba.
Além disso, conforme mencionado pelo presidente do Clube, Giovani Gionédis, em entrevista à Rádio Transamérica, na última terça-feira (16), o orçamento do ano 2005 está devidamente fechado. Na prática, isso significa que todo o dinheiro que entrou agora está livre de qualquer gasto anterior.
Diante dessa situação, muitos torcedores têm sugerido alguns destinos ao dinheiro que está em caixa. Aliás, isso significa uma evolução administrativa do Clube, uma vez que a transparência nesse tipo de situação não é comum em muitos clubes brasileiros.
Relacionamos, então, algumas hipóteses/sugestões, com a opinião do site acerca da viabilidade, necessidade e probabilidade de cada uma.
Utilizar o dinheiro para quitação de dívidas
Como é de conhecimento de toda a torcida, o Clube ainda colhe amargos frutos de administrações passadas (muitas dívidas). Como também é notório, todas as dívidas estão, neste momento, muito bem "controladas", ou seja, não geram nenhum risco de perda de patrimônio ou de arrecadação ao Cori.
O mundo dos negócios é muito complexo. Dinheiro na mão para quitação de dívidas é muito mais valorizado, já que, à medida em que o credor deseja há muito tempo o recebimento de uma certa quantia, este pode ceder e aceitar receber um valor bem abaixo daquele em que se encontra seu crédito. Isso é muito lógico. Sabedor disso, o Clube pode procurar seus credores e lhes fazer propostas, podendo fechar ótimos negócios.
Esta solução parece bastante salutar, uma vez que, sendo saneado o Clube (sabe-se bem que este dinheiro não é capaz de pagar toda a dívida), a evolução dos próximos anos nos permitirá até, quem sabe, revelar outros grandes jogadores como Rafinha e mantê-los no elenco. Além disso, a estabilidade financeira traria muitas outras oportunidades ao Clube, passando a um crescimento inteligente.
Esta parece ser, ao que indica a tendência administrativa do Clube, a hipótese mais provável de ser adotada.
Investimento no elenco profissional
O elenco do Coritiba perdeu nos últimos tempos peças importantes, como o goleiro Fernando, o zagueiro Miranda, o atacante Alexandre e agora o lateral Rafinha. Destas peças, apenas a ausência de Alexandre pode ser considerada, uma vez que o goleiro Vizotto, apesar de ter cometido falhas normais, vem se firmando como titular da camisa um do Coxa. A zaga conta com vários jogadores, além da promoção dos juniores Douglas Ferreira e brevemente Henrique, que, inclusive, já foi convocado para a seleção sub-20. Para a lateral-direita, existe mais uma promessa da casa, James, recentemente promovido a profissional e grande esperança de todos que o conheceram nas categorias de base.
De outro lado, mesmo com um bom elenco, o time tem demonstrado uma certa carência ofensiva, ressaltando que o atacante Renaldo fez apenas uma partida e demonstrou que tem condições de marcar muitos gols. Porém, entende-se que o ataque necessita de pelo menos mais um jogador com características semelhantes às de Alexandre, já que Renaldo faz muito bem o papel de atacante de área.
Nesse aspecto, surgem alguns problemas: O campeonato já está com seu primeiro turno praticamente acabado, a chegada e a adaptação de um novo jogador agora iria demandar algum tempo, e esse tempo pode ser precioso, à medida que a reta final do campeonato se aproxima. O mercado Europeu tem vários jogadores brasileiros querendo retornar, porém, por valores muito altos, tanto para liberação quanto para salários.
Este investimento pode ser interpretado de uma outra forma, qual seja, reservar uma boa quantia e prometê-la aos jogadores como premiação pela conquista do campeonato deste ano. Esta seria uma solução fantástica, que não comprometeria muito outras alternativas e ainda colocaria muito mais gás para os jogadores irem em busca da tão desejada conquista. Com certeza, toda a torcida apoiaria esta idéia.
Não parece provável que o Clube vá investir em contratações neste momento, contudo a sugestão dada pela equipe do site Coxan@utas é uma novidade que pode vir a ser avaliada pela direção.
Investimento nas categorias de base
O investimento nas categorias de base sempre foi um bom negócio. Desde que não existam outras prioridades mais urgentes, como o pagamento das dívidas, este deverá ser o carro chefe do Clube. Neste momento, o Coritiba tem levado as categorias de base muito a sério. Tanto é verdade que, de alguns anos para cá, foram revelados vários bons jogadores, e as promessas não param de surgir. Então, este departamento do Cori está muito bem equilibrado e bem administrado.
Investir nas bases significaria, agora, dar início à construção do hotel no Centro de Treinamento do Atuba. Porém, este deve ser mesmo um planejamento mais futuro, uma vez que se faz necessário o equilíbrio das finanças para se iniciar estas obras.
A visão de saneamento do Clube inviabiliza a probabilidade desta hipótese.
Ampliação do patrimônio
Parece um investimento desnecessário para o momento. Porém, como já dito, o mundo dos negócios é muito complexo, e dinheiro vivo na mão pode fazer verdadeiros milagres. A hipótese de se buscar um ótimo negócio para investimento não pode ser afastada, mas não parece ser uma alternativa viável para o momento, visto que o Clube tem outras necessidades bem mais urgentes.
Assim como as outras hipóteses, esta fica, a princípio, descartada, em virtude da necessidade de pagamento das dívidas.
Resumo
Como visto, existem diversas alternativas de se gastar esse dinheiro. Fica a cargo da direção escolher qual a melhor delas. A tendência maior é que o Clube parta para a negociação com os credores, da forma acima apresentada. Com toda a certeza, a escolha feita será visando ao bem do Coritiba. Ninguém tem dúvidas disso. A transparência estará presente e o resultado irá aparecer. Todos nós esperamos e lutamos por um Coxa cada vez mais forte e é nisto que confiamos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)