
TEMPORADA 2012
Nesta quarta-feira, 04, o time do Coritiba se reapresentou no CT da Graciosa. E os trabalhos já começaram de forma intensiva, com a realização de uma bateria de exames, fundamental para que o departamento de performance física do clube, uma vez de posse dos resultados, dê início aos trabalhos e defina a carga de treinamentos para a pré-temporada vindoura.
"Eles passam por uma avaliação fisiológica e médica, fazem uma avaliação bioquímica, de sangue e depois de composição corporal, onde podemos constatar o peso muscular, gordura, massa muscular, peso óseo. E os atletas ainda fazem um teste de capacidade aeróbica e limiares metabólicos. Em todos os treinos durante a pré-temporada, os atletas serão monitorados", explica Raul Osiecki, fisiologista do Coritiba.
"Os atletas tem características próprias. Alguns tem facilidade em ganho de peso, ou perda de peso. Vamos avaliar o que aconteceu e com os resultados podemos organizar as cargas de trabalho progressivo para saber qual é o 100% dele hoje, porque é diferente do que tínhamos antes", complementa.
E é na pré-temporada que as avaliações podem ser feitas com um nível maior de detalhe. "É o período que não temos jogos, e com a rotina de jogos fazemos apenas testes mais curtos. Agora a gente pode fazer avaliações mais completas. Na própria pré-temporada a gente pode avaliar o atleta pela sua linha de repouso. É o que dá base para completar o ano", finaliza o fisiologista.
Reapresentação
Na reapresentação, as novidades ficaram por conta dos recém-contratados: Os meias Renan Oliveira, Lincoln e Emerson, o lateral Jackson, os volantes Junior Urso e Lima. Por outro lado, alguns dos atletas que tinham possibilidade de negociação também se reapresentaram, como foi o caso do zagueiro Jeci, o meia Davi e o atacante Marcos Aurélio.
O caso mais simples de se resolver será o de Davi, posto que ainda não renovou seu contrato e assim que o fizer, pode se estender até 2014. No caso do Marcos Aurélio, uma resposta é esperada por parte do seu empresário que encontra-se no Qatar e em caso negativo, o jogador pode ainda ser negociado com outros clubes do certame nacional, como o Cruzeiro ou o Internacional, que demonstraram interesse inicial no atacante. Está em definição também a transferência do zagueiro Jeci para o futebol japonês, defendendo o Frontale Kawasaki.
Nesta sexta-feira, 06, a delegação viaja para Foz do Iguaçu, onde inicia os trabalhos de pré-temporada, retornando para Curitiba somente após o dia 22, data da partida de estreia diante do Toledo, na cidade de Toledo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)