
UNIÃO
Do site oficial do Coritiba.
Prezados Torcedores do Coxa;
"O pessimista reclama do vento, o otimista espera o vento mudar de direção e o realista ajusta suas velas e tira o máximo do vento que existe".
Não sei quem é o autor dessa afirmação, mas a ouvi numa palestra da Magic Paula, e acho que se encaixa perfeitamente neste meu novo desafio.
Na minha apresentação aos jogadores, lhes disse que não poderia fazer afirmações e/ou tomar decisões já, pois não os conhecia totalmente. Mas poderia, deveria, e iria fazer muitos questionamentos para chegarmos a conclusões e decisões para os problemas existentes. Perguntei muito sobre comprometimento, sonhos, determinação, futuro e tantas outras coisas. Chegamos a conclusão de que deveria haver determinação e abertura, para fazer tudo de forma DIFERENTE do que estavam fazendo até agora.
Todos concluímos que somos nós, comissão técnica e grupo de jogadores que teremos que iniciar essa nova era de tomar atitudes DIFERENTES; temos consciência de que é de dentro para fora do campo que tudo deve começar. A responsabilidade é nossa.
Ficou decidido, também, que cada jogo será "o jogo de nossa vida", ao término de cada um deveremos ter a convicção de que "trabalhei tanto e tão bem que ninguém poderá fazer melhor do que isso".
Como fiz com o grupo de jogadores, gostaria de fazer este questionamento com a torcida, também pela mesma razão, falta de maior conhecimento e relacionamento.
- O que você tem sido, pessimista, otimista ou realista?
- Como você tem se conduzido neste processo de tentativa de retorno à primeira divisão?
- Fazer DIFERENTE não deveria ser sua meta de ação para os próximos jogos?
Vi o vídeo do jogo contra o São Caetano, e concordo plenamente de que você não tenha gostado, ninguém gostou; mas vaiar o time aos dez do primeiro tempo fez alguma diferença, resolveu, os jovens jogadores renderem melhor? Fica a pergunta para sua avaliação.
O Internacional de Porto Alegre perdeu quatro jogos seguidos, sendo a derrota para o Fluminense vergonhoso. Perderam para o Pachuca no México; no retorno a torcida recebeu o time no aeroporto e encheu o Estádio do Beira Rio de uma forma DIFERENTE, deu todo suporte. O time respondeu a esse gesto, DIFERENTE, com uma goleada de 4 x 0, e o título da Recopa.
- Quanto vale um voto de confiança a um time jovem como o nosso?
Como falei no início, minha curta permanência aqui por enquanto ainda não me credencia a fazer nenhuma afirmação ou juízo do valor de toda essa situação, entre o humor da torcida e a performance do time dentro de campo.
Mas a minha experiência de mais de trinta anos dentro das quatro linhas, me impulsiona a ser, e fazer DIFERENTE, nesta carta aberta a você.
É preciso criar um "Master Mind", ou seja, uma onda de vibração onde diretoria, comissão técnica, imprensa, jogadores e torcida, estejam todos na mesma freqüência. Todos unidos num só pensamento, e comportamento:
"Coritiba na primeira divisão em primeiro lugar"
Vamos encher o Couto Pereira numa onda verde, e jogar noventa minutos com o time, pacientemente, esperançosamente e determinantemente.
Prezados torcedores, permitam-me a ousadia de escrever esta carta, mas é preciso fazer DIFERENTE, neste momento, sem medos e melindres.
Que Deus abençoe a todos.
René Simões
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)