
"Acabo de contratar o melhor goleiro do Brasil. E tenho certeza de que ele irá para a seleção brasileira depois do Campeonato Brasileiro". Assim o então Presidente Evangelino Neves definiu a vinda de Rafael para o Alto da Glória.
Rafael foi uma figura inesquecível para os torcedores do Coritiba que puderam acompanhar a brilhante campanha do time comandado pelo técnico Ênio Andrade (já falecido) na campanha da conquista do título brasileiro em 1985.
Aquee foi um dos times mais raçudos que o Coritiba já teve, com figuras inesquecíveis como André, Toby, Lela, Índio, Vavá, Marco Aurélio, Édson, Gomes, Heraldo, Dida, Almir, Marildo e tantos outros jogadores que ajudaram o Coritiba a figurar para sempre no restrito rol de times campeões brasileiros.
Numa justíssima homenagem ao goleiro Rafael, um dos maiores sites de futebol no Brasil publicou parte da vitoriosa história desse grande goleiro.
O torcedor Coxa pode conferir a reportagem no endereço www.gazetaesportiva.net.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)