
O Brasileirão segue pegando fogo nesta quarta e quinta-feira. Essa rodada, que é a 22a. para a maioria das equipes (21a, 23a ou 24a para algumas outras), deve bagunçar - mas no bom sentido - ainda mais a tabela.
O Coritiba, com 33 pontos em 21 jogos, segue em oitavo, empatado com Grêmio (21 j) e Goiás (23 j). À frente, Atlético Mineiro e Fluminense, com 34 pontos em 22 jogos. Além dos três, é bom o torcedor ficar de olho também em Vitória e Ponte Preta, que têm 31 pontos em 21 e 22 jogos, respectivamente.
Resumindo, são seis equipes brigando por três vagas.
Juventude (37p,22j) e Santos (39p, 23j) também podem ir para o rebolo, bastando tropeçar uma ou duas vezes.
Vamos à tabela e à melhor combinação de resultados para o Coritiba. Vale lembrar que, independemente do resultado em Belo Horizonte, quinta, frente ao Galo Mineiro, a sorte será decidida nos três últimos compromissos (Paraná e Figueirense, no Couto, e o virtual rebaixado Gama, fora).
Para classificar, as equipes precisam somar um mínimo de 41 pontos. Com 40, há 70% de chance de sucesso e, com 39, há de se torcer por uma combinação de resultados.
06-11 20h30 S. Caetano x Internacional
O primeiro já está praticamente classificado. O segundo, segue no desespero contra o rebaixamento. Se você quer o Paraná na segundona, vista a camisa grená.
06-11 20h30 Gama x Cruzeiro
Ambas as equipes estão fora da disputa por uma das vagas na segunda fase. Como o Gama joga a última partida com o Coxa, em casa, muitos torcedores estarão torcendo pelo Cruzeiro - com o caixão brasiliense fechado, prevê-se um jogo muito mais fácil. Por outro lado, se está existindo alguma manipulação de resultado em favor de Palmeiras, Flamengo e Botafogo, o Coritiba poderia ser beneficiado nesse jogo caso a permanência do Gama na 1a. divisão implicasse rebaixamento de um dos grandes. Não que o Coxa precise disso para vencer o Gama...
06-11 20h30 Figueirense x Grêmio
A derrota no último final de semana para o Paysandu eliminou o time catarinense, que vinha numa ascensão fantástica. Mesmo sem grandes aspirações para o futuro, o Figueirense terá de honrar a camisa e mostrar raça para a sua torcida. Já para o Grêmio, deve ser o jogo mais fácil dos quatro que tem pela frente: São Caetano (c), Paraná (f) e Atlético Mineiro (c).
Com toda a certeza, amanhã a torcida Coxa torce pela filial do Atlético/PR.
06-11 20h30 Vitória x Guarani
Até a última rodada, o Guarani ainda sonhava com a classificação. Aliás, não faz muito tempo o Bugre figurava entre os oito. Mas depois de vencer o Coritiba, perdeu para Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Ponte e Santos, todas em seqüência. E está fora.
Aos trancos e barrancos, o Vitória continua brigando pela classificação. Venceu o arqui-rival Bahia, está empolgado e contará com o Barradão lotado. Deve vencer com facilidade, mas a torcida coxa estará com o visitante. Em seguida, o rubro-negro tem o Vasco (f), São Paulo (f) e Palmeiras (c).
06-11 20h30 Atlético/PR x Paysandu
Provavelmente, o jogo mais sem-graça da rodada. Se é para ficar mais difícil a briga contra o rebaixamento para o Paraná, que vença o Paysandu.
06-11 20h30 São Paulo x Vasco
O Vasco ainda corre risco de rebaixamento e o São Paulo já está classificado, com folga. Nada mudará para o Coxa.
06-11 20h30 Fluminense x Palmeiras
O desesperado Palmeiras não pode pensar em perder ponto para o Fluminense, mesmo jogando no Maracanã. Depois de mostrar muita incompetência na derrota para o Vasco, os atacantes alviverdes não devem perder tantos gols - mesmo porque é quase impossível.
O tricolor, por outro lado, volta de SP embalado pelo chulé de bola que deu no Corinthians - e pelos três pontos que o levou de volta ao G8.
Deve ser um jogão e torcedores alviverdes de SP, PR e todo o Brasil terão a oportunidade de ver pela TV e torcer para o Palmeiras.
Os confrontos finais do tricolor das Laranjeiras: Paysandu (f), Portuguesa (c) e Ponte Preta (f). Assim como o Coxa, teoricamente, tem jogos mais fáceis pela frente que os demais concorrentes diretos.
07-11 20h30 Corinthians x Portuguesa
O Coxa ainda pode alcançar o Corinthians, mas é improvável. Em todo caso, uma vitória da Lusa cai bem.
07-11 20h30 Paraná x Botafogo
Evento do Dia de Finados atrasado.
07-11 20h30 Atlético/MG x Coritiba
Mais um jogo de seis pontos. Como bem observou o colunista Tabajara, o Coritiba ou vence de virada ou vence com gol nos últimos dez minutos. Será um jogo emocionante, fundamental para ambas as equipes. O Verdão corre para quebrar o tabu de jamais ter vencido o Galo no Mineirão, em jogos de campeonato brasileiro - foram sete derrotas e dois empates.
O Galo tem pela frente Goiás (f), Gama (c) e Grêmio (f) e se não vencer, ficará em situação delicada.
Torcedores, façam figas, acendam velas e torçam muito. Vai valer a pena.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)