
ENTREVISTA
Na quarta-feira, o site COXAnautas publicou a primeira parte de uma entrevista com Domingos Moro. Confira agora a segunda parte desta entrevista exclusiva:
COXAnautas: Às vésperas do Centenário do Clube, qual o panorama que o senhor vê para o futuro do Coritiba neste ano e para os próximos três anos?
Domingos Moro: Em termos de centenário, pouco a falar, pois sem planejamento pouco existe para aspirar e sonhar. Precisamos projetar o Coritiba para o centenário e para os próximos 100 anos. Mas alguém no clube (leia-se de dentro do clube) fala no assunto ou pensa no assunto? Comemorar dignamente é preciso, mas voltar os olhos para o futuro é imperioso.
COXAnautas: Internacional e São Paulo investem pesado em planejamento científico no futebol. O Coritiba deveria seguir este rumo?
Domingos Moro: Sim, concordo que o Coritiba, a exemplo de São Paulo e Internacional, deva investir no planejamento cientifico do futebol. Porém, antes de ser cientifico ou de outra área, precisa haver planejamento, fato que não percebo.
Por outro lado, já que se citou o Internacional, aprofunde-se a campanha de captação de sócios daquele clube (hoje na ordem de 30.000 e com uma receita mensal superior a R$. 1.200.000,00). Quantos sócios tem o Coritiba e como eles são tratados na instituição? Quais as vantagens de alguém associar-se ao Coritiba? Existem campanhas de captação de associados? As respostas todos sabem, mas é importante sempre perguntar, lembrar e insistir em tão importante lacuna.
COXAnautas: Uma nova geração de torcedores está se formando no Alto da Glória, que vive momentos tão distintos da história vitoriosa do mais representativo Clube do estado. O que dizer aos novos torcedores neste momento difícil pelo que passa o Coritiba?
Domingos Moro: Aos novos torcedores é fundamental o incentivo à participação no clube, em suas atividades, e em todas as categorias disputadas. Não se torce somente na vitória e na conquista. Torcer é paixão, o clube é amor.
COXAnautas: Em que o Conselho do Coritiba pode colaborar com o Clube, neste momento difícil na Série B?
Domingos Moro: A participação do Conselho Deliberativo deve existir na exata medida de sua importância na estrutura institucional do clube. O Conselho Deliberativo é eleito pelos associados, logo, precisa agir ao encontro dos interesses daquele.
Entretanto, não se pode confundir a função deliberativa superior com a administrativa. Num eventual choque de poderes é o Coritiba quem padecerá.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)