
Com gols de Daniel Carvalho e Nilmar, ambos no segundo tempo da partida, o Brasil estreou no Mundial Sub-20 dos Emirados Árabes derrotando o Canadá, no Rashid Stadium, em Dubai. República Tcheca e Austrália, que são do mesmo grupo do Brasil, jogam nesta sexta-feira às 14h45m.
Como foi o jogo:
O primeiro tempo da seleção foi ruim, o time estava confuso em campo. No segundo tempo, porém, foi mais agressivo, jogou mais solto e conseguiu a vitória.
O Canadá alternou sua marcação no primeiro tempo, ora fazendo pressão no campo do Brasil, ora armando a retranca, defendendo com seis ou sete jogadores.
A estratégia deu certo e a seleção quase não armou jogadas. O momento mais perigoso para a defesa canadense aconteceu aos 13 minutos. Kléber, atacante do São Paulo, recebeu a bola na esquerda, deu um corte no zagueiro e bateu de direita. O goleiro Karim caiu no canto direito e espalma para escanteio.
Depois, o Brasil ameaçou a meta adversária apenas aos 41 minutos, com dois cruzamentos seguidos, contando com falhas da zaga.
No segundo tempo, porém, a seleção brasileira foi para cima no começo e conseguiu um pênalti aos 3 minutos da etapa. Nilmar foi derrubado na área, pela direita, depois de receber belo passe do lateral Daniel, um dos destaques da partida.
Daniel Carvalho cobrou bem, o cantinho, e fez. Mas o árbitro cancelou o gol, anotando invasão de área por parte de brasileiros. Na segunda cobrança, o goleiro canadense defendeu.
Mas o mesmo atacante, destaque do Inter-RS no Brasileirão, se recuperou, sete minutos depois. Adriano foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou. Nilmar ajeitou de cabeça para o meio da área. Daniel Carvalho chegou bem e bateu de primeira, forte, no canto direito.
O gol amoleceu um pouco a ofensiva brasileira. O time ficou tocando a bola, esperando uma oportunidade mais clara. Mas ela não veio. E, numa bobeira da marcação, aos 27 minutos, o Canadá quase empata. O atacante Simpson recebeu bom lançamento de Hill, escapou de zagueiro, entrou na área e bateu em cima do goleiro Fernando Henrique, que espalmou para escanteio.
Após os trinta minutos que o Brasil voltou ao ataque. Andrezinho desperdiçou duas ótimas chances até o segundo gol sair. Aos 39 minutos, Nilmar recebeu a bola na etrada da área. Lançou para Kléber e a zaga afastou. Mas a bola sobrou para Andrezinho, que cruzou de primeira para Nilmar tocar com calma e fazer 2 a 0.
A equipe treinada por Marcos Paquetá jogou com Fernando Henrique, Daniel, Alcides Eduardo, Adaiton, Adriano, Dudu Cearense, Carlos Alberto, Andrezinho, Daniel Carvalho (Fernandinho), Nilmar, Kléber (Juninho).
O próximo jogo da Seleção Brasileira, que faz parte do grupo C, será contra a República Tcheca, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 14h30m (hora de Brasília). O último jogo da primeira fase será contra a Austrália, dia 4, às 11h45m (hora de Brasília). Para a segunda fase da competição classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.
A Seleção Brasileira Sub-20 vai em busca do seu quarto título mundial. O Brasil foi campeão mundial Sub-20 em 1983 (México), 1985 (União Soviética) e 1993 (Austrália).
Fonte: CBF News
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)