
CATEGORIAS DE BASE
Por Rodrigo Sibut Vieira - COXAnautas
A aposentadoria do meia Tcheco dos gramados do Alto da Glória era uma questão de tempo. Anunciada de forma prematura ainda no final do ano passado, o atleta sabia que ainda poderia render e por isso, postergou sua aposentadoria para o primeiro semestre seguinte.
E foi o que aconteceu. O meia, recentemente em uma coletiva, anunciou que vai deixar os gramados, situação previamente planejada entre jogador e clube. E com esse anúncio, o clube tem tempo hábil para encontrar um substituto.
"Foi uma coisa bem pensada. Estamos na reta final do Paranaense e nos mata-matas da Copa do Brasil e dá oportunidade para o clube começar a se planejar. A decisão de parar é justamente para isso. Para o Coritiba poder se programar, poder contratar se precisar. Para o Brasileiro virão reforços.", comentou o atleta em entrevista ao portal GloboEsporte.com.
Um detalhe que para a maioria foi novidade é que Tcheco não encerrará sua carreira com o pensamento em ser um técnico. Ele continuará a atuar no futebol, porém, agora nos bastidores e deve aproveitar o convite vindo da diretoria para ser o novo coordenador técnico, com Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba, como o seu principal mentor.
"Não me passa pela minha cabeça ser técnico. Quem sabe em um futuro distante, eu possa ser treinador, como o Ricardo (P.Clube), mas a princípio não.", comenta. "A princípio, o Coritiba fez o convite para ser coordenador técnico. Estou pensando ainda. Mas eu penso continuar no ramo sim, é uma coisa que passei pela minha vida toda. Quem sabe, faça alguns cursos na área de gestão esportiva, para ter um conhecimento maior ainda.", complementa o meia.
No esquema atual de Marcelo Oliveira, Tcheco atua em dupla função, ora como meia na articulação das jogadas, ora como segundo volante, dando suporte para a marcação. Essa versatilidade antecipa a preocupação quando da sua aposentadoria, mas para o meia, a saída poderá vir das categorias de base.
"Acho que no atual elenco do Coritiba tem jogador para me substituir. Devido a algumas boas substituições, não dei oportunidades para eles. Acho também que está vindo uma nova safra nas categorias de base, haja visto as últimas conquistas do Coritiba.", finaliza.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)