
MEMÓRIA
O COXAnauta Eduardo Djordjevic Ribeiro escreveu aos administradores do site sugerindo uma matéria especial sobre a bandeira oficial do Clube. Historicamente, não é um tema com muita informação disponível. Por isso, para falar sobre o assunto, foi consultado o pesquisador Guilherme Straube, que faz parte do grupo "Helênicos".
Interessado pelo tema, Guilherme fez uma busca e acabou encontrando uma coincidente relação entre alguns hinos coritibanos e a bandeira oficial: "No começo do século, logo depois que o Coxa foi fundado, fez-se um hino, ainda não oficial, um 'Cântico' que, em uma de suas estrofes, dizia: "Coritiba, tu és o sol que ilumina minha vida".
Inspiradas pelo hino, esposas e namoradas de sócios do clube criaram e bordaram a bandeira, raiada, colocando o escudo do Coxa representando o sol" explica o pesquisador.
A história se repete
Com o passar das décadas, a bandeira oficial do Clube ganhou adeptos, fixando-se no coração da torcida, assim como a analogia entre o Alto da Glória e o sol que ilumina os torcedores coritibanos.
O Hino Oficial do Coritiba (de 1999, de autoria de Cláudio Ribeiro e Homero Réboli) também tem uma estrofe que destaca o sol verde e branco que ilumina o Alto da Glória:
Lá no alto de tantas glórias
Brilhou, Brilhou um novo sol
Clareando com seus raios verde e branco
Encantando o país do futebol.
"Ainda existe pelo menos mais um hino que faz em sua letra a analogia entre o sol e o Coritiba" lembra Straube, que está preparando material histórico sobre o tema, que atrai tantos torcedores.
Um novo sol brilhou na Copa
Durante as disputas da Copa do Mundo 2006, na Alemanha, as demonstrações de amor dos torcedores pelo Coxa ficaram registradas durante as transmissões dos jogos pela TV aberta.
Num dos jogos, o narrador Galvão Bueno (Rede Globo) destacou a presença da torcida do Coritiba (foto) acima, que comemorava a vitória do selecionado brasileiro.
E assim foi em todos os jogos do Brasil: onde estava a Seleção, lá estavam bandeiras do Alviverde.
Mobilização
Durante o primeiro semestre deste ano, alguns torcedores coritibanos escreveram aos administradores COXAnautas comentando a iniciativa de deixar à mostra, em suas casas, bandeiras do Coritiba, numa demonstração de amor pelo Clube.
Além das residências, os torcedores têm levado as bandeiras aos jogos do Coxa no Alto da Glória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)