
OPINIÃO
"tarde para se tirar lições"
Um momento como esse é necessário para que todas as partes envolvidas possam assumir responsabilidades por um resultado desastroso para uma equipe que pretende subir para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Os jogadores contratados, juntamente com aqueles que há mais tempo vestem a camisa do Coritiba, precisam encarar esse tropeço como um acidente de percurso.
Só que é preciso fazer algumas correções no comportamento, atitude, maneiras de agir, enquanto estamos no inicio da competição.
A culpa não era do esquema tático imposto pelo técnico. No primeiro tempo, alguns atletas se encontravam desatentos e sonolentos e nenhum esquema resiste quando se toma dois gols em menos de onze minutos.
A atitude que se tomou, em buscar a solução na falta de agressividade, fez com que o técnico substituísse atletas e alterasse o esquema tático. Ali, na minha opinião, foi decisivo para a queda do rendimento.
Para mudar o esquema tático necessita-se de peças e as mudanças, ao invés de melhorar, acabaram por complicar ainda mais o que não estava bom.
Isso prejudicou a equipe e os próprios jogadores improvisados, pois pude perceber que em algumas posições os jogadores estavam se sentindo desconfortáveis, por estarem atuando em posições sem uma preparação e adaptação adequada.
Aqui vai um conselho específico para este jogo: o mundo nas mais diferentes áreas de conhecimentos busca a especialização de serviços. No futebol, percebo que querem transformar todos os jogadores em generalistas, mas alguns atletas não possuem a facilidade de jogar nessa ou naquela posição.
Os especialistas, para renderem, necessitam de muito trabalho. Assim sendo, um jogador improvisado terá inúmeras dificuldades de ter um rendimento excelente, além do atleta ter sempre a preferência por determinada posição.
Por exemplo: se o lateral esquerdo não está rendendo se busca a solução em outro lateral de oficio.
Espero que nos próximos jogos cada atleta possa atuar na sua posição de ofício e que o jogador tenha a personalidade de assumir perante todos que prefere atuar na posição de origem, pois só assim todos sairão ganhando e será mais fácil cobrar responsabilidades.
Torço pelo sucesso do Coritiba nas próximas partidas do Campeonato
Brasileiro da Série B.
André Ranzani, ex-jogador do Coritiba, Campeão Brasileiro em 1985. André foi um dos mais raçudos e valentes jogadores que vestiu a camisa do Glorioso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)