
Demorou, mas finalmente podemos mexer na contador regressivo para a Copa Libertadores de América: faltam duas vitórias! Separando o Verdão do seu objetivo principal, estão: Fluminense (Domingo, RJ), Ponte Preta (em casa, no longínquo dia 23, depois da paralisação para os jogos da seleção); Vitória e Fortaleza fora (30/11 e 07/12) e, por fim, o Criciúma, no Couto Pereira lotado, dia 14/12, um domingo.
Hoje à noite, 12 mil torcedores enfrentaram o frio e o horário imposto pela Rede Globo para assistir Coxa x Corinthians. Para os torcedores do Cori, certamente valeu a pena.
Bonamigo resolveu ousar. Chegou à conclusão que a queda de produção do time era devido ao baixo rendimento dos laterais e trocou Ceará por Maurinho e Adriano por Lira (oficialmente, Adriano sentiu uma contusão e por isso fora substituído). Na frente, Bona voltou a apostar na dupla Marcel/Edu Sales, que deu certo durante muito tempo. No meio campo, Souza ganhou a vaga de Lima e, de fato, parece ter se entendido muito bem com Jackson.
Finalmente, na zaga, Edinho Baiano foi sacado e Danilo ganhou a titularidade. É mais um prata-da-casa ganhando espaço no time. Coincidência ou não, depois de tomar onze gols em cinco jogos, o goleiro Fernando finalmente terminou uma partida sem buscar a bola nas redes.
***
Na corrida por uma vaga na Libertadores, com a vitória por 1x0 o Verdão volta a se distanciar do Internacional (que só empatou com o "quase" lanterna Fortaleza, em casa, e jogando com um a mais desde os SEIS minutos do PRIMEIRO tempo!). São 68 pontos do Coxa contra 65 do Inter. Agora, a torcida Alviverde fica de olho nos jogos desta quinta-feira: Guarani x São Caetano (62 pontos) e Flamengo x Atlético Mineiro (63).
***
Os laterais do Alviverde apareceram muito bem na noite de hoje. Durante o primeiro tempo, o maior nome da partida foi Lira. Com grande velocidade, por diversas vezes tabelou com Souza, gerando boas chances de gol. Já no segundo tempo, foi Maurinho quem apareceu mais, jogando com Edu Sales e Marcel.
Uma das maiores oportundades de gol do Verdão apareceu logo aos 12 minutos. Souza cruzou da direita, o zagueiro escorregou e Marcel ficou sozinho para cabecear. Mas o artilheiro pegou mal na bola e jogou por cima do gol. Depois, aos 25, Edu Sales cobrou falta com categoria, mas Doni defendeu. Mais tarde, também de falta, Marcel mandou uma bomba da intermediária e o goleirão espalmou com dificuldade.
O Corinthians, por sua vez, chegava ao ataque apenas em lances esporádicos. Chutes a gol, só em cobranças de falta. Muito mal executadas por sinal.
No segundo tempo, o Cori diminuiu um pouco o ritmo devido à forte marcação adversária, mas chegou ao gol aos 17 minutos. Falta na intermediária, pela direta, e Maurinho pediu a bola. Chutando com muito efeito, a bola contornou a barreira e entrou no ângulo esquerdo de Doni. Golaço.
Depois do gol, o Corinthians resolveu deixar o anti-jogo e a cera de lado, mas errou ao tentar pressionar o Coritiba na base do chuveirinho. Odvan, Danilo e o goleiro Fernando não tiveram problemas para garantir o resultado.
O Cori jogou (e bem) com Fernando, Danilo, Odvan e Reginaldo Nascimento (Williams); Maurinho, Roberto Brum, Jackson, Souza e Lira; Marcel (Gélson) e Edu Sales (Lima).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)