
SERVIÇO
O Vereador Luizão Stellfeld (foto/Divulgação), do PCdoB, ocupou a tribuna da Câmara na última quarta-feira, para falar sobre segurança e questionar a atuação da Polícia Militar nos eventos com grande concentração popular.
Os recentes acontecimentos ao fim do jogo entre o A. Paranaense e o Paraná Clube no Estádio da Baixada, no último dia 30 de outubro, quando dois jovens foram feridos com balas de borracha, disparados pela Polícia Militar, numa ação sem nenhuma necessidade, de maneira inadequada e inoportuna. Para o Vereador, este foi mais um episódio de uma sucessão de incidentes ocorridos ultimamente.
Questionado sobre os incidentes de 30 de outubro, o Cel. Avelino José Novakoski esclareceu que existe um protocolo para uso dos equipamentos e este protocolo estabelece que as armas de calibre 12 que usam munição não letal (balas de borracha) não devem sair das viaturas e só podem ser usadas em casos extremos e se utilizadas, os disparos devem ser efetuados em direção ao chão ou nos membros inferiores.
Segundo o Vereador, "Não foi nada disso que aconteceu no incidente em tela. Os feridos, uma moça de 15 anos e um rapaz de 20, foram atingidos com tiros no rosto e a moça
ainda corre risco de ficar com danos permanentes na visão", ressaltou Stellfeld.
Além deste episódio, o Vereador Luizão relembrou de um incidente ocorrido em 2003, quando da comemoração do título de Campeão Paranaense pelo Coritiba. Naquela oportunidade, diversas pessoas foram atingidas por tiros disparados pela PM, incluindo mulheres e crianças.
Para evitar que esses incidentes se repitam, o Vereador está pedindo que a PM forneça informações sobre o treinamento dado aos policiais destacados para esses eventos, bem como sobre as medidas punitivas aos policiais que cometem excessos e agem com violência.
O Vereador Luizão sugere ainda que seja criado um grupo especial para programar a tática e a organização de eventos (shows, jogos de futebol, manifestações, etc). Esta comissão deve ter representantes da PM, dos organizadores dos eventos e no caso dos jogos, das torcidas organizadas dos clubes da capital.
Luizão Stellfeld pede medidas para conforto e segurança dos torcedores
Tendo em vista a previsão de quarenta mil pessoas presentes no Estádio Couto Pereira, no próximo domingo, 13, para assistir o jogo Coritiba x Corinthians, o Vereador Luizão Stelfeld enviou ofícios aos órgão públicos
competentes visando proporcionar maior segurança aos torcedores e ao público em geral.
O primeiro ofício foi enviado ao Batalhão da Polícia de Trânsito - BPTRAN, solicitando o bloqueio da Rua Mauá e imediações do Estádio Couto Pereira, a partir das 13h do domingo.
Outro ofício foi remetido ao Comando do Policiamento da Capital - CPC, solicitando o acompanhamento da torcida do Corinthians na chegada em Curitiba, visando promover a
ordem e a tranqüilidade entre as torcidas.
O terceiro ofício foi enviado à URBS, solicitando o aumento de linhas de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana para o acesso dos torcedores ao Estádio Couto Pereira na tarde de domingo.
Essas medidas são simples e podem evitar incidentes graves afastando o risco de confrontos e garantindo a segurança e o conforto de todos.
Serviço
Contatos: Gabinete do Vereador Luizão Stellfeld
Telefone: (41) 3350-4657
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)