COXANAUTAS12/04/04, 19h30
Vermelho é para os outros: a campanha continua
Vida de torcedor é dura. Ônibus cheio a R$1,90 ou trânsito caótico, gasolina cara e flanelinha oportunista. Depois, ainda tem que desembolsar R$15 pelo ingresso e, na saída do estádio, cuidar para não acabar no meio de confusões de terceiros.
Isso tudo é fato, mas não há desculpa para freqüentar o Couto Pereira com roupas vermelhas. Ainda mais em dia de clássico AtleTiba, decisão de campeonato!
Como frisou o colunista Fabricio Müller em recente artigo, ser torcedor do Coritiba é uma coisa. Ser coxa-branca, é outra. E coxa-branca não veste vermelho.
Torcedor! Use o bom senso. Vermelho é para os outros!
Outros flagrantes:



Colabore com a campanha. Não deixe seus amigos vestirem vermelho no Couto Pereira. Vamos valorizar a imagem do Coritiba Foot Ball Club.
Segue o release oficial da campanha:
Desde que o futebol é praticado no Paraná, o torcedor do Coritiba cultiva uma característica muito bonita: estando bem o seu time, nada mais importa. Parece óbvio, mas o fato é que, em outros lugares, tem torcedor que se diverte muito mais com a desgraça alheia que com o sucesso do próprio clube.
Decorrência desse perfil do coxa-branca, sempre foi comum encontrar no Couto Pereira torcedores com roupas de todas as cores - inclusive a vermelha, cor da bandeira do maior rival. O interessante é constatar que essas pessoas não são menos "coxas-brancas" que as demais, apenas não cultivam ódio ao adversário e não se importam com detalhes.
Apesar disso, os Coxan@utas entendem que o mundo contemporâneo exige mudança dessa atitude. Não tem nada a ver com ódio ou guerra, é apenas uma questão de valorização da imagem do clube, puro marketing. A justificativa principal é que, em meio a uma multidão vestindo verde-e-branco, uma simples camisa colorida já causa ruído, uma distorção tremendamente indesejável e prejudicial.
Em vista disso, a partir de hoje os Coxan@utas começam uma campanha que tem como mote "Coxa-branca, use o bom senso. Vermelho é para os outros". A idéia é convencer o torcedor a deixar em casa suas roupas coloridas - principalmente as vermelhas - quando for ao Couto Pereira.
Os organizadores do site lembram que muitos torcedores reclamam que o clube deveria fazer mais campanhas de marketing, estar mais na mídia. Então, esta é uma oportunidade de todos colaborarem com uma grande e simples ação, de longo prazo, mas que pode ter o seu primeiro impacto já neste sábado, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense. O presidente do Cori Ação e organizador dos Coxan@utas, Luiz Carlos Betenheuser Júnior, deixa o recado para os coxas-brancas: "É simples colaborar com a idéia. Basta colocá-la para funcionar consigo mesmo, depois, com seus amigos e parentes. Incentive esta idéia, torne-a real. Fazendo isto você criará o efeito dominó."
A divulgação da campanha será feita pelo site dos Coxan@utas (www.coxanautas.com.br), imprensa, listas de e-mails, salas de bate-papo e no estádio Couto Pereira.