
ENTREVISTA
O goleiro Ricardo Vilar (foto), atleta do time B do Coritiba gentilmente concedeu uma entrevista por e-mail ao site COXAnautas.
No sábado à tarde, Vilar jogou pelo Coxa B, na vitória por 1x0 contra o Paraná Clube, na Vila Capanema. Vilar teve uma participação decisiva na partida, defendendo uma penalidade máxima.
Confira a entrevista:
COXAnautas Comente sobre o início da carreira e como chegou ao Coritiba.
Ricardo Vilar Comecei no Futsal com 7 anos, e ao 12 anos fui convidado, pelo professor Miro a fazer parte da equipe pré-infantil do Coxa. Passei por todas as categorias de base do clube e desde 2003 estou no grupo profissional
COXAnautas Qual a expectativa do elenco para a Copa dos 100 Anos?
Ricardo Vilar A melhor possível, pois é um campeonato importante que vale vaga em uma competição nacional, além da oportunidade de estarmos jogando. A expectativa é muito boa de se fazer uma grande campanha.
COXAnautas Existem grandes diferenças para o rendimento técnico de um goleiro, o sistema tático defensivo ser com dois ou três zagueiros?
Ricardo Vilar Tem sim. Com três zagueiros o time fica mais seguro atrás, facilita a marcação jogando com um homem de sobra.
COXAnautas Qual a principal característica que o futebol moderno exige de um goleiro?
Ricardo Vilar O goleiro tem que ser completo em todos os aspectos: tem que ser um líder, ter agilidade, estar sempre aprimorando sua saída de gol, entre outros fundamentos, porque na maioria das vezes o jogo é decidido em detalhes e o goleiro tem que estar sempre preparado.
COXAnautas Existe algo folclórico com relação ao uniforme de goleiro utilizado pelos atletas do Coritiba?
Ricardo Vilar Não, nenhum.
COXAnautas Conte alguns detalhes sobre os treinamentos específicos para os goleiros.
Ricardo Vilar Treinamento específico é muita repetição, até que se automatize um movimento.
Existem, nesta área, vários profissionais competentes, o que torna cada vez melhor o treinamento.
Exemplo disso é a quantidade de goleiros brasileiros no exterior: Fernando e Douglas (ex-Coritiba), Fábio (ex-ADAP), Marcos (ex-Paraná Clube) e vários outros.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)