
ENTREVISTA
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
O Jornal Gazeta do Povo, publicou nesta terça-feira, 22, uma entrevista dada pelo Presidente Vilson Ribeiro de Andrade ao repórter Robson Martins, em resposta às acusações feitas pelo presidente do A.Paranaense através do site oficial de seu clube. Em carta, Mario Celso Petraglia acusa Vilson de não manter sua palavra com relação ao empréstimo do Couto Pereira ao rival.
O Portal COXAnautas fez um breve levantamento e mostra que a palavra de Vilson e a vontade do Conselho do Coritiba nunca mudaram:
Agosto de 2011 - Publicamos que a CBF poderia requisitar o Couto, mas Vilson diz que quem dá as cartas é o Coritiba por ser proprietário do estádio.
Dezembro de 2011 - Vilson diz que acha difícil emprestar o Couto e pela primeira vez fala em valores.
Dezembro de 2011 - FIFA e COL confirmam que o Coritiba não é obrigado a ceder o estádio, conforme pleiteava a diretoria do A.Paranaense. Vilson ainda diz que submeterá ao conselho a possibilidade de emprestar o Couto.
Dezembro de 2011 - Surge novo empecilho para o empréstimo do Couto: Os proprietários de cadeiras no estádio.
Dezembro de 2011 - Omar Akel fala que o Conselho do Coritiba vai ouvir os sócios sobre o empréstimo.
Janeiro de 2012 - Diretoria do rival afirma que jogará no Couto, mas diretoria Coxa nega ter recebido uma proposta formal.
Janeiro de 2012 - Federação Paranaense dá prazo para que rival indique estádio. Coritiba segue negando contato.
Janeiro de 2012 - Diretoria do rival indica Couto Pereira à FPF para mandar seus jogos, sem consultar a diretoria do Coritiba. "Essa é a postura que o Coritiba sempre adotou, não vai ceder o seu estádio. Nós não vamos ceder em hipótese alguma", declarou Vilson à Banda B. "Quem você convida que pra ir na sua casa? É sempre quem a gente gosta".
Janeiro de 2012 - FPF compra briga do rival contra o Coritiba e encaminha ofício ao Coritiba requisitando o Couto Pereira e estipulando valores irrisórios para a locação. Conselho do Coritiba responde que vai lutar até o fim e entra com mandado de garantia na justiça. Juiz Peterson Morosko concede liminar ao Coritiba e o A.Paranaense está impedido de jogar no Couto Pereira. FPF recorre da decisão.
Janeiro de 2012 - Vilson fala em entrevista exclusiva, que nunca quis alugar o Couto. Todas as matérias acima, confirmam a versão do dirigente.
Fevereiro de 2012 - A.Paranaense indica Janguito Malucelli para mandar seus jogos do estadual e ação da FPF perde objeto. Coritiba mantém posição de não ceder o Couto, mas Vilson declara estar aberto à conversa, que ainda não ocorreu.
Fevereiro de 2012 - FPF envia ofício ao Coritiba pela CBF, novamente fazendo consulta sobre empréstimo do Couto ao rival e responde à CBF explicando os motivos pelos quais não cederá o estádio.
Março de 2012 - Em reunião com diretoria atleticana, Vilson confirma que não emprestará o Couto ao rival.
Abril de 2012 - Ação da FPF é arquivada por ter perdido objeto.
Maio de 2012 - Mais uma vez, delegação atleticana, acompanhada do presidente da FPF, vai à CBF tentar impor o uso do Couto Pereira.
Acompanhe a entrevista:
GP: O senhor leu a carta do Petraglia?
Vilson: O dia em que eu ler carta do Petraglia pode me internar. Eu estarei indo consultar o psiquiatra.
Mas ele acusou o senhor de traidor?
Mas trair o Petraglia melhora o meu currículo. Vou ser levado nos braços pelo povo de Peabiru.
Então você traiu mesmo?
Eu nunca traí ninguém. Eu tenho convicções na minha vida e é o pensamento da torcida do Coritiba. Aliás, da torcida do Atlético também. Se procurar as pesquisas, 90% dos atleticanos são contra jogar no Couto Pereira. O Petraglia quer o Couto porque é uma obsessão pessoal para tentar dizer que quem manda no futebol do Paraná é ele.
Mas foi feito um acordo dizendo que você cederia o Couto Pereira?
Nunca.
Ele diz que foi acertado valores inclusive...
Não. Ele me procurou duas vezes. Na primeira eu soube que a Federação estava requisitando o estádio no Paranaense e as conversas pararam por aí. Depois ele veio com relação à CBF. Eu disse a ele que isso é uma matéria exclusiva do Conselho Deliberativo, porque pelo estatuto eu não tenho poder nisso. Mas que se ele fizesse uma proposta razoável o Coritiba levaria ao Conselho. Mas ele nunca fez esta proposta. E depois, não só ele não fez, como o Hélio Cury, acompanhado do Domingos Moro, estiveram na CBF solicitando que ela interferisse. E eu evidentemente recebi uma ligação do doutor Virgílio , mandei à CBF e disse as razões porque o Coritiba não podia ceder o estádio. Eu estava em recuperação, mas a CBF deve ter negado o estádio.
Como foi a decisão final?
Eu levei ao conselho, que negou, e eu comuniquei ao Petraglia através de uma mensagem dizendo da decisão. Aí ele fez um e-mail desaforado para mim, mas eu não entro nessa neura. O resumo dos fatos é isso. Tudo o que ele coloca depois é balela.
O que ele defende é que deixou de agir politicamente para conseguir o Couto porque o presidente do Coritiba garantiu o estádio.
Não. Isso nunca foi tratado. O que eu disse a ele, na minha casa, é que eu precisaria da aprovação do conselho porque, por força estatutária, é quem define esta situação. Isso ficou muito claro para ele. Agora ele inverteu e por quê? Porque possivelmente ele recebeu um não da CBF também.
Ele diz que o Vilson confirmou o acordo e ratificou o pactuado.
Ele está mentindo. Esta parte ele omitiu. Na realidade o que nós decidimos naquele dia era fazer uma reunião com as duas áreas para que elas analisassem as propostas e fossem enviadas ao Deliberativo. Somente com a manifestação do Conselho seria marcada uma reunião na CBF. Esta é a verdade.
Ele até diz na carta que o senhor não teve coragem de ligar para ele e que teria escondido o fato da necessidade de aprovação do conselho.
Ele mente copiosamente porque a afirmação é que eu teria que levar ao conselho. A mensagem que eu mandei para ele foi para registrar o fato. Eu não sou covarde que falo por telefone. Eu registro o fato. Agora eu vou defender os interesses do Coritiba, da sua torcida, até o fim e ele sabe disso.
Mas você pretende processar ele por te acusar de traidor?
Não. Mas se ele acha que eu sou traidor dele, eu me sinto honrado. Porque é a primeira vez que talvez algum dirigente traiu ele, pelo que ele conta. Eu não me sinto nem um pouco afetado por isso. Eu tenho 63 anos e pega a minha ficha corrida. Eu desafio qualquer jornal a pedir uma certidão minha e ver se eu tenho alguma ação. Agora pega a dele. Eu sempre pautei meus atos pela ética, pelo respeito. Ninguém chega a CEO na maior multinacional do mundo se trai as pessoas.
Falta de ética é inclusive um dos argumentos dele...
Eu estou muito feliz com isso porque consegui tirar ele do sério, coisa que eu nunca imaginei na minha vida que faria. Mas não foi intencionalmente. Aliás, eu não desejo mal nenhum a ninguém, muito menos para ele. Eu quero que ele seja feliz, que termine o estádio, que construa o sonho dos atleticanos e nós vamos tentar construir os nossos. Eu acho que este tipo de notícia tem o fim específico de desestabilizar o Coritiba na quarta-feira .
No final da tarde de segunda-feira, 21, o Conselho Deliberativo do Coritiba confirma apoio ao presidente do Coritiba e emite Nota de Desagravo assinada por seu presidente Omar Akel:
"Nota de Desagravo
O Conselho Deliberativo do Coritiba Foot Ball Club, em resposta às irresponsáveis ilações do senhor Mario Celso Petráglia, vem à público reiterar seu mais irrestrito apoio ao Conselho Administrativo pela forma com que vem conduzindo a questão de uso de nosso patrimônio. Manifestamos ainda nossa total solidariedade ao Presidente Vilson Ribeiro de Andrade, cujos valores éticos e pessoais falam por si. Nosso Conselho vem acompanhando atentamente a questão, e continuará alerta na defesa dos legítimos interesses do Coritiba e de toda a nação Alviverde.
Omar Akel"
O Conselho Consultivo do Coritiba também confirma seu apoio ao presidente, em nota de apoio assinada por seu presidente Christian Gaziri:
"Nota de apoio ao Conselho Administrativo
O Conselho Consultivo do Coritiba Foot Ball Club, na mesma esteira de pensamento do Egrégio Conselho Deliberativo, igualmente manifesta seu TOTAL e IRRESTRITO apoio ao Conselho Administrativo, em especial à pessoa de seu Presidente Vilson Ribeiro de Andrade – pessoa de caráter e hombridade ímpar, pela maneira transparente e honesta com a qual está tratando a questão de eventual cessão do nosso Estádio Couto Pereira.
Por igual, lamenta a maneira desagradável, bem como as infundadas e pueris alegações do Presidente de nosso rival e esclarece que está ao lado do Conselho Administrativo e do Conselho Deliberativo do Coritiba Foot Ball Club no intuito de sempre defender nosso patrimônio e demais interesses do Coritiba e de sua imensa torcida.
Christian Gaziri
Presidente do Conselho Consultivo
Coritiba Foot Ball Club"
Posteriormente, o Conselho Fiscal do Coritiba, também declara apoio através de seu presidente Gerson Chimelli Araújo:
"Publicamente registramos nosso total apoio ao Conselho Administrativo em não ceder às arrogantes pressões de pessoas acostumadas a imposições e autoritarismos desmedidos em busca de benefícios próprios, pois acreditamos nas atitudes profissionais que norteiam a administração do Coritiba.
Ações irresponsáveis e ardilosas, especialmente quando partem de alguém que conduz uma instituição, não podem ser toleradas e devem ser repudiadas por todo ser humano imbuído de boas intenções.
Gerson Chimelli Araújo
Presidente Conselho Fiscal"
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)