
CURIOSIDADE
Do Portal Paraná on-line
Vinícius Coelho
esportes1@parana-online.com.br
O otimista
Feliz o torcedor coritibano. Quanto mais não seja, é um otimista nato. Nasceu otimista. Ontem encontrei meu amigo Marcos Spengler lá na sauna do Curitibano e ele me confessou com uma convicção absoluta: vou ao jogo contra o Juventude, é aí que vai começar nossa reação. Marcos é o retrato falado do torcedor coritibano. Acredita sempre.
Andou meio ausente dos últimos jogos, deu uma circulada pela Europa, sempre telefonando para a Karen, sua filha, para saber quanto é que foi o jogo. E jamais desanimou. De volta, a situação meia confusa, ele desacostumando de ir até o Alto da Glória, mas o otimismo mantido de forma mais absoluta possível: Vinícius, vai começar a reação. O Serginho, pedicure do clube, ao lado, só concordava e orava: Deus o ouça, dr. Marcos.
Retrato
São torcedores que fazem o retrato do torcedor coritibano. O Serginho vai trabalhar com a camisa verde e branca por baixo de seu belo traje de melhor pedicure da cidade. Ama sua mulher, sua filha e o Coritiba. E não acredita nunca que poderá acontecer o pior para o time, no jogo de sábado e quarta (o Coritiba só joga sábado e quarta), pois acima de tudo está a sua confiança ilimitada no seu clube.
Existem outros, como o Casemiro, dono da banca que vende os mais frescos ovos da praça, ali na feira do Alto da Glória aos sábados. O Casemiro, segundo sua mulher, quando o Coritiba ganha é um. Se perde é uma desgraça. E o Vitor, outro recordista de vendas, que vende mais de mil pastéis por sábado, que a cada cliente já vai dizendo: hoje ninguém segura o Cori.
São retratos de torcedores apaixonados, com amor pelo clube e que vibram nos triunfos, se entristecem nas derrotas, mas acima de tudo devotam um amor eterno pelo time.
Resposta
São exemplos. Simples e sinceros. De uma devoção que os tornam figuras importantes no cotidiano do clube. Gente que ama seu time, idolatra seus jogadores e acredita em tudo, menos que algo de ruim irá acontecer para o Coritiba. Inclusive que amanhã não comece a grande virada.
A resposta só os jogadores poderão dar. Jogando para frente, para fazer gols e não para simplesmente evitá-los. E fazendo gols, o otimismo de todos até poderá ser uma realidade.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)