
Os paranaenses sempre gostaram de disputas virtuais. Desde os campeonatos de "e-futebol", as torcidas de Coritiba, Paraná e Atlético-PR dificilmente perdem quando o que vale é o número de clicks de mouse.
O fato já virou notícia do Globo Esporte, visto que os jogadores do Coxa foram indicados para o gol mais bonito da rodada por três vezes. E foram os mais votados em duas: Fávaro com o gol de falta contra o Cruzeiro; e Jackson em um gol antológico, certamente o mais bonito do campeonato até agora, contra o Paysandu.
Para testar a força dos paranaenses, ganhar "Ibope" (no site e na telinha) e fazer uma graça para destacar o final de semana de clássicos, entre eles o atle-tiba, o Globo Esporte colocou um gol do Coritiba e um do Atlético frente-a-frente para os internautas escolherem como o mais bonito da rodada. Parece que a idéia era fazer o circo pegar fogo.
E pegou.
Na tarde de ontem, segunda-feira, a torcida virtual do Atlético colocou em funcionamento um robô de votação - programa automático que vota milhares de vezes por hora sem intervenção do usuário. Resultado, o placar chegou a apontar no começo da tarde 71% x 27% - 2% eram de votos para o gol de "Robgol", do Paysandu, contra o Paraná.
A contra-carga dos Coxanautas mal começou e a Globo tirou a enquete do ar. Segundo os torcedores, é muito provável que o servidor não estivesse preparado para agüentar a carga de "visitas".
No começo da noite, a votação voltou a ser liberada, mas com um sistema de segurança para bloquear a ação desse tipo de robô.
Desde então começou uma grande mobilização de torcedores do alviverde na lista dos Coxanautas. E os resultados já aparecem nos números: 58% para Tcheco, 40% para o rubro-negro. O endereço do Globo Esporte para você contribuir com a virada histórica é www.globo.com/globoesporte.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)