
LIBERTADORES
Nada para o coxa-branca acontece sem uma dose de sofrimento. Vide a classificação para a Libertadores, que era dada como certa no meio do ano e só foi garantida no 46º e último jogo do Campeonato Brasileiro.
É verdade que a atual situação é bem pior, já que o Verdão não depende apenas do seu suor para seguir na competição. Mas, dia 13, às 21h15, o Coxa entra em campo para enfrentar o Sporting Cristal com uma ponta de esperança. No mesmo dia e horário, Rosario Central e Olimpia estarão se enfrentando na Argentina.
Para seguir na competição, o Verdão precisará de uma combinação de resultado bastante improvável, mas não impossível.
E, mesmo que dê tudo certo, não há garantias de que o Coxa vai para a segunda fase sem mais um pouco de sofrimento.
É que a edição de 2004 da Libertadores é composta por nove grupos. Se classificassem todos os segundos colocados - além dos primeiros, obviamente - seriam 18 times. Ou seja, dois a mais do que o necessário. Por isso, os quatro piores segundos colocados fazem um jogo entre si e os dois vencedores seguem na competição.
O grande problema da combinação matemática que salvaria o Coxa está no jogo entre Rosario Central e Olímpia, na Argentina. Para o Coxa continuar com chances, o time paraguaio não pode perder.
E o pior é que o Olimpia não conseguiu segurar os canallas nem jogando na própria casa (0x2).
Mas um simples empate já seria uma benção. Nessa hipótese, caberia ao Coxa fazer uma diferença de três gols sobre o Sporting Cristal. Ou, ainda, uma diferença de dois gols, mas com a condição de que marcasse mais gols que o Rosario Central, para não perder no critério de "gols pró".
A outra possibilidade para manter o Coxa vivo seria uma vitória do Olimpia. Essa é a mais improvável das combinações, pois o Rosario jamais perdeu em casa para um time estrangeiro pela Copa Libertadores.
Mas caso esse tabu seja quebrado, a tarefa do Coritiba passa a ser vencer o Cristal por dois gols de diferença, mas desde que faça dois gols a mais que os paraguaios.
Exemplo: se terminar 1x0 para o Olimpia, o Coritiba tem de vencer por 3x1. Se o Olimpia ganhar por 2x1, o Coxa precisa fazer pelo menos 4x2.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)