
COXAnautas
A grita é geral
Casa onde falta pão, todos brigam e ninguém tem razão.
O pífio rendimento do Coritiba desde que o mês de setembro começou a despertar a desconfiança e a raiva da torcida, que com justos motivos cobra explicações.
Por que o time parou de jogar, de pontuar?
A paciência do torcedor está indo para o ralo – se é que já não foi.
Não há muito mais a que apelar para que o torcedor compareça ao Couto Pereira para incentivar e aplaudir uma equipe que não dá respostas dentro de campo.
O time corre. E só.
Fosse uma equipe de velocistas e maratonistas, o Verdão seria um concorrente de respeito nas Olimpíadas ou na São Silvestre.
O desempenho do Coritiba neste segundo turno é simplesmente vergonhoso.
Um fato: quando o time está ganhando, o torcedor é coração de mãe e todas as falhas são perdoadas e os erros são relevados.
Tudo é visto como "uma tentativa bem intencionada que, dessa vez, não deu certo".
Mas quando o time está perdendo, o torcedor é madrasta e toda e qualquer falha é atribuída à falta de empenho, de perícia, de vergonha na cara.
Torcedor funciona assim.
E o site COXAnautas, por ser feito por e para torcedores, tem que refletir isso.
Tenho recebido mensagens cobrando um posicionamento mais duro do site diante do desempenho risível do Coritiba de três semanas para cá.
Acho que a linha editorial tem sido dura o suficiente, no limite da responsabilidade. As cobranças têm sido feitas, mas não há como atribuir responsabilidades sem haver comprovação de fatos. Acusar sem provas é crime.
Os torcedores querem de nós as explicações para que o time tenha despencado da maneira que despencou. Querem saber o que se passa lá dentro e querem – mais que tudo – saber de quem é a responsabilidade pela deterioração da campanha do Coritiba nesta Série B.
Torcedor, estamos todos empenhados em descobrir o que está havendo de errado. Somos também torcedores. E tão logo os COXAnautas disponham de fatos concretos a respeito – não apenas suspeitas, teorias ou suposições – eles serão relatados.
Não tenham dúvidas quanto a isso, pois uma das minhas atribuições aqui é zelar pela manutenção da independência do site.
Para os redatores, uma recomendação do Ouvidor.
Cuidado para evitar que o site COXAnautas venha a servir de caixa de ressonância para "achismos". Não satanizem ninguém sem dispor de provas ou de evidências inegáveis. Aparências não provam nada.
Tenho certeza de que, se há razões e responsáveis pela desastrosa campanha recente do time, vão ser descobertos, apontados e – tomara! – corrigidas aquelas e denunciados estes.
Mas esse é o tipo de coisa a ser tratada com toda a cautela. É preciso evitar que o site acabe transformado num instrumento de discussões partidarizadas, fazendo o papel de "inocente útil" para servir a interesses de bastidores.
Os COXAnautas têm força, sim. E cooptar essa força, transformando a credibilidade e o conceito que o site construiu junto ao torcedor em apoio, seria um ativo estratégico para qualquer grupo ou corrente de pensamento.
Queremos manter o site a salvo desse risco, e nossa única segurança é a vigilância do torcedor que nos fiscaliza. Enquanto os COXAnautas continuarem a ser considerados "oposicionistas" pela situação e "situacionistas" pela oposição, teremos o melhor dos atestados de isenção.
Na caixa postal do Ouvidor, muitas mensagens apontando os erros táticos, de escalação e de posicionamento do time e cobrando forte do treinador Paulo Bonamigo.
Muitas mensagens, também, cobrando responsabilidades e providências do presidente e dos integrantes do Departamento de Futebol Profissional. Manifestações questionando a competência do pessoal que está lá, lamentando a ausência de novas contratações e criticando a qualidade dos jogadores que vieram.
Acho que não é preciso dizer aqui que a insatisfação é geral.
Também acho estranha a falta de reação e a passividade diante da degringolada do time. A coisa está desandando, a casa caindo e ninguém parece disposto a se mexer.
Torcedores sugerem trocar o treinador, insinuam haver divisão dentro do elenco, questionam a possibilidade de haver atraso no pagamento de bichos e salários...
Claro, esse é o papel do torcedor, que quer se alegrar com o seu time comemorando vitórias, títulos e conquistas. E quando tudo começa a dar errado assim, de repente, todas as suspeitas passam a vestir o véu da verdade.
Enquanto não houver alguma palavra oficial ou devidamente autorizada para explicar ou justificar o desastre, os boatos e versões vão se propagando e acabam por se legitimar nesse vácuo.
O torcedor espera.
E enquanto espera, faz suas conjecturas e vai tirando suas próprias conclusões.
Pessoalmente, tenho curiosidade de conhecer as razões que mantêm como titulares certos atletas cuja produtividade e utilidade é próxima de zero. Jogadores cujo crédito com a torcida já se esgotou faz horas.
Gostaria de saber os motivos que impedem a efetivação de alguns reservas que entraram e jogaram melhor que os titulares.
Tenho certeza que essas dúvidas não são apenas minhas.
As únicas mensagens positivas e de elogio chegadas à Ouvidoria foram as que parabenizaram os COXAnautas pelo décimo aniversário.
Em nome do site, obrigado a todos pela carinhosa manifestação.
Continuaremos empenhados na missão de traduzir a grandeza da instituição Coritiba na Internet fazendo dos COXAnautas uma referência isenta de informação para os torcedores e uma livre tribuna para a expressão dos seus anseios e sentimentos.
Recebi, também, uma mensagem sugerindo que os COXAnautas questionem mais incisivamente as providências que o clube vem tomando para as comemorações do centenário de fundação do Coritiba.
Concordo com o leitor. Sem querer ser engraçado, observo que o aniversário de 100 anos do Coritiba é, literalmente, mera questão de tempo.
Li na lista de discussões um posicionamento dando conta de que "ainda" faltam três anos para o Centenário. Sabemos disso, mas também é verdade que três anos passam depressa e o aniversário de 100 anos não é a preocupação única (nem a principal) de ninguém, no momento.
E é aí que mora o grande perigo: o Centenário está longe e vai ser cuidado no devido tempo, mais adiante. Como foi com o rebaixamento para a Série B, que também não era motivo de preocupação em 2005.
Sugiro à redação dos COXAnautas tocar no assunto com mais freqüência para evitar que as comemorações dos Cem Anos do Coritiba se resumam a um pronunciamento do presidente e uma Missa em Ação de Graças.
Outro leitor escreve para questionar a respeito de uma suposta proibição de ingressar no Couto Pereira com rádio de pilha.
Sugiro à redação verificar a procedência disso com a diretoria e orientar o torcedor.
Se não pode entrar com rádio, o torcedor precisa saber disso antes de sair de casa, não na porta do estádio.
Agora, estou curioso para, em sendo verdade isso, saber qual é a fundamentação da proibição que, no meu limitado juízo, não tem o mínimo sentido.
Evitar que o rádio ou as pilhas acabem sendo atirados ao campo?
Argumento risível. Não demora muito e os sapatos também passarão a ser vetados.
Serviço
Para participar desta seção, enviando sugestões, críticas ou elogios, basta o internauta COXAnauta enviar uma mensagem eletrônica para o endereço ouvidoria@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)