
MUNDO
Do site oficial da CBF
Por Dorothea Bastos
Surgida em 1916 e considerado o Torneio de Seleções mais antigo do mundo, a Copa América foi criada pelos Argentinos para celebrar centenário de sua independência. Com a participação de Brasil, Chile e Uruguai, o evento gerou muita expectativa na época, sendo decisivo para a fundação da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEMBOL) no mesmo período
O primeiro título sul-americano foi conquistado pelo o Uruguai, uma das potências do futebol no início do século passado. O sucesso do torneio fez com que a CONMEBOL desse continuação a competição. No ano seguinte a equipe do Uruguai venceu mais uma vez, recebendo o troféu Copa América, criado pela Confederação Sul- Americana de Futebol naquele ano.
Em 1975, a competição conhecida então como Campeonato Sul-Americano de Seleções, passa a ser chamado oficialmente de Copa América. No mesmo ano, o torneio deixa de ser disputado numa única sede.
A Copa América volta a ter uma sede fixa em 1987 e passa a ser disputada a cada dois anos. Em 1989 a CONMEBOL define um sistema de rodízio para os países sedes. Nas próximas edições, o torneio começa a ser disputado em cada um dos dez filiados à entidade.
Em 1993, a Copa América ganha mais dois convidados : México e Estados Unidos, da CONCACACAF, entram na disputa. Nos anos seguintes, Japão, Honduras, Costa Rica são alguns dos convidados pela CONMEBOL.
Em 2004, no Peru, o torneio chega a sua 41ª edição, com a presença de 12 países (dez da América do Sul, além do México e Costa Rica).Disputado entre os dias 6 e 25 de julho, a Copa América será o principal evento de seleções do ano, ao lado da Eurocopa. O Brasil conquistou seis títulos.
A Seleção Brasileira jogará na cidade de Arequipa. Cabeça-de-chave do grupo C, o Brasil começa a campanha na competição diante do Chile, no dia 8. Três dias depois a equipe de Parreira enfrenta a Costa Rica. No dia 14, os brasileiros encerram a participação na primeira fase contra o Paraguai. Com o Chile foram 41 vitórias, 13 empates e 7 derrotas; nos jogos contra a Costa Rica foram 6 vitórias, 0 empate e 1 derrota e contra o Paraguai foram 47 vitórias, 17 empates e 9 derrotas.
Se classificam automaticamente para as quartas-de-final os dois primeiros colocados da chave. Os dois melhores terceiros colocados entre os três grupos da Copa América completam os oito classificados para as finais. As partidas de quartas-de-final, semifinal e final acontecem em jogo único.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)