
ÍDOLO
O meia Alex (foto/Arquivo Coxan@utas) despediu-se precocemente do Coritiba para brilhar nos gramados ao redor do mundo. Após uma passagem muito boa pelo Palmeiras, em que conquistou títulos importantes como a Copa Mercosul e a Libertadores da América, e pelo Cruzeiro, onde venceu a tríplice coroa do futebol brasileiro ao lado de Wanderley Luxemburgo, Alex finalmente consegue o sucesso no futebol europeu, após uma passagem frustrada pelo Parma, da Itália, clube que por muito tempo foi o dono de seus direitos federativos, mas no qual Alex nunca conseguiu se firmar.
Após a passagem vitoriosa pelo Cruzeiro, ao final da temporada de 2003 no Brasil, Alex transferiu-se para o futebol turco, onde rapidamente ganhou o status de ídolo e comandante da equipe do Fenerbahçe. O primeiro título foi o da Superliga Turca 2004-05, em que Alex foi destaque, com 24 gols e 16 assistências em 31 atuações.
Os próximos títulos poderão vir em breve. O Fenerbahçe disputa a final da Copa da Turquia (competição equivalente à Copa do Brasil). A equipe de Alex classificou-se às finais da competição graças a duas vitórias sobre o Denizlispor, por 4x0 e 3x0, e enfrentará na final um de seus principais rivais, o Besiktas, que passou pelo Gaziantepspor nas semifinais, também com duas vitórias.
Já pela Superliga Turca 2005-06, sua equipe lidera a competição, 74 pontos conquistados em 31 partidas. A disputa pelo título é contra o Galatasaray, que possui o mesmo número de pontos, mas um saldo de gols inferior (na Turquia, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols - o Fenerbahçe possui um saldo de 53, contra 40 do Galatasaray).
O time de Alex está muito perto do título, já que enfrenta adversários teoricamente mais fracos nas últimas três rodadas da competição (embora faça dois jogos fora de casa). Na atual temporada, Alex participou de 27 jogos pela Liga, marcando 14 gols e deixando seus companheiros em condições de marcar em 24 oportunidades.
Além dos títulos no futebol turco, que estão muito próximos, Alex ainda tem esperanças de disputar a Copa do Mundo da Alemanha. No ano passado, Alex foi o capitão da equipe que conquistou o título da Copa América. No entanto, o meia não tem presença garantida na Seleção Brasileira na Copa, graças à fartura de craques brasileiros nas posições do meio para a frente e à predileção de Carlos Alberto Parreira por volantes.
Serviço
Para saber mais sobra a carreira de Alex, visite o site oficial do jogador.
Para saber mais sobre o Fenerbahçe, visite o site oficial do clube (disponível em turco e em inglês).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)