
Conhecendo o adversário
Por João Carlos Sihvenger
O Clube Esportivo União (CEU), conhecido pela torcida beltronense como “Azulão”, disputou a Divisão de Acesso em 2021 ficando na segunda colocação geral (o campeão foi o São Joseense – São josé dos Pinhais) o que lhe deu a condição de disputar a Divisão de Elite do Campeonato Paranaense em 2022.
Foi fundado em 15/2/1956, mas em 7/12/1966 houve uma divisão em duas entidades: Clube Recreativo União e Clube Esportivo União. O time volta a disputar a primeira divisão de profissionais após a queda no campeonato de 2020. O CEU manda seus jogos no Estádio Anilado, com capacidade de 12.000 pessoas, e que pertence ao município de Francisco Beltrão, .
O elenco é formado basicamente por jogadores provenientes de equipes do interior do Paraná e Santa Catarina, além da manutenção de alguns atletas que disputaram a divisão de Acesso em 2021. O time titular que jogou a última partida em contra o Cascavel F.C., e perdeu por 2 x 1, teve a seguinte formação: Fernando, Gabriel, Dadalt, Márcio Jr e Wender; Giba, Nelsinho, Sato e Patrick; Flávio e Wellisson.
Há de se destacar no plantel o jogador Guzman, atacante de 20 anos, que veio da Colômbia (Nacional de Medelin), porém ainda não foi aproveitado nas duas primeiras rodadas.
O técnico do time é Rafael Andrade Marques, 42 anos, que possui várias passagens por clubes do interior do Paraná, como Batel (Guarapuava), Nacional (Rolândia), entre outros. Rafael Andrade já havia treinado o time em 2019 e voltou a treinar a equipe do sudoeste do Paraná em 2021, quando conseguiu o acesso.
No seu último compromisso, o União vendeu caro a derrota para o Cascavel F. C., quando perdeu por 2 x 1, sendo que o gol da vitória do time cascavelense saiu aos 42 min do 2º tempo. Nesse jogo, o técnico Rafael Andrade elogiou muito a postura da equipe, afirmando inclusive que a derrota foi injusta.
Segundo parte da torcida de Francisco Beltrão, que possui uma visão mais realista, a perspectiva para as três primeiras rodadas do campeonato era de três derrotas, visto que a equipe beltronense jogaria com equipes consideradas de nível superior tecnicamente, além de jogar as duas primeiras partidas fora de casa contra Operário em Ponta Grossa e Cascavel F.C. na cidade de Cascavel, e, na terceira rodada, mesmo jogando no Anilado, vai encarar o Coritiba. Na sequência, o Azulão joga com o Cianorte em casa e Azuriz em Pato Branco, com a intenção de pontuar, pois considera que são equipes que se equivalem e que têm o mesmo objetivo, ou seja, a permanência na divisão de elite do Campeonato Paranaense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)