
Mudança no estatuto
Por: Ricardo Honório
Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Coritiba na noite da segunda-feira, foi colocada em votação a proposta de adiamento das eleições para eleger a nova diretoria alviverde para o triênio 2024-2026. A votação teve a aprovação de 89% dos conselheiros que votaram, enquanto 6 votos foram contrários à proposta. As eleições estavam agendadas para o início de dezembro.
A intenção de adiamento das eleições foi justificada pela necessidade de reforma do estatuto do clube, em face da venda da Sociedade Anônima do Futebol do Coritiba, adquirida pelo Fundo de Investimentos Treecorp.
Atualmente, a diretoria do Coritiba é composta por Glenn Stenger, que ocupa o cargo de presidente em exercício, Osiris Klamas, Jair José de Souza e Maurício Gulin. O quinto integrante é Juarez Moraes e Silva, presidente afastado em novembro de 2022 por problemas de saúde.
A diretoria atual fez parte da chapa Coritiba Ideal, que venceu as eleições para o triênio 2021-2023 e era encabeçada por Renato Follador, que faleceu em julho/21 vítima da Covid-19. Outro ocupante da chapa que se licenciou foi o empresário Marcelo Almeida.
Mesmo sem a realização de eleições, a diretoria atual deixará o clube ao final de 2023, e a mesa do Conselho Deliberativo assumirá provisoriamente até que as eleições aconteçam.
As novas eleições só serão realizadas após a votação pela aprovação ou não do novo estatuto.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)