COUTO PEREIRA
“O Brasil tem estádios para receber a Copa?”. Essa pergunta foi feita pelo jornal O Estado de S. Paulo (Esportes, pág. 8, domingo, 15 de fevereiro de 2004). Hoje, todos os estádios avaliados estariam reprovados pela Fifa.
Entre dezenas de estádios brasileiros, três estádios paranaenses foram avaliados pela equipe de jornalistas do jornal: o Couto Pereira, de propriedade do Coritiba Foot Ball Club, a Baixada, estádio do A. Paranaense e o Pinheirão, estádio da Federação Paranaense de Futebol. Entre eles, o estádio Couto Pereira é que se encontra mais próximo de atender a todas as exigências da Fifa.
A matéria, que não recebeu quase nenhum comentário por parte da imprensa local, faz uma avaliação detalhada dos estádios de norte a sul do Brasil, situando que benfeitorias precisariam ser feitas para que os locais estivessem dentro de todas as exigências e padrões de qualidade necessários aos estádios para jogos de uma Copa do Mundo.
Confira aqui a avaliação d’O Estado sobre os três estádios paranaenses alvos da reportagem:
Estádio Couto Pereira: “Com a reforma que está sendo feita, fica bem perto de atender às exigências. Ainda faltam cadeiras nas arquibancadas”.
Baixada: “Falta retirar alambrado e fosso que existe atualmente. Para se adequar às normas da Fifa, precisa de reforma, avaliada em R$ 3 milhões”.
Pinheirão: “Precisaria de pelo menos R$ 5 milhões para colocar a cobertura no anel superior e fazer melhorias no setor destinado à imprensa.”.
Com relação às cadeiras nas arquibancadas do Couto Pereira, já é projeto da diretoria do Clube sua colocação para o biênio 2004-2005. Nesse projeto, a reta da Mauá receberia a primeira etapa de cadeiras.
Como bem destaca a reportagem de um dos 3 mais respeitados jornais de toda o país, o Coritiba detém o melhor patrimônio do futebol paranaense, proporcionando conforto e segurança tanto para a torcida do Cori, como para os torcedores dos times visitantes.
O Couto Pereira deixa de ser orgulho só dos torcedores Coxas, para ser referência estadual em matéria de estádios de futebol, contando com todos os lugares demarcados, novos sanitários e praças de alimentação, acesso exclusivo à arbitragem, amplo estacionamento, cobertura e ótima visibilidade em qualquer local do estádio, moderno sistema de monitoramento por circuito interno de vídeo, catracas automatizadas, acessos especiais para portadores de necessidades especiais e elevador.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)