COUTO PEREIRA
O Coritiba dá mais um passo importante na sua história com a reinauguração do estádio Major Antonio Couto Pereira. Aos 72 anos de idade, o Alto da Glória, carinhosamente chamado por sua torcida em referência ao bairro em que se localiza, passou por uma reforma de cinco meses e agora reabre ao seu orgulhoso torcedor como um dos mais modernos estádios do Brasil.
As mudanças ocorreram em vários setores. O campo ganhou um novo gramado do tipo Bermuda 419, tida pelos especialistas como a melhor grama para a prática do futebol, e um novo sistema de drenagem, mais eficaz.
As medidas foram ampliadas para 109x72m e o fosso não possui mais grades, tornando perfeita a visibilidade da partida de qualquer lugar do estádio.
As traves agora têm ferros de sustentação das redes um novo formato, mais adequado à segurança dos atletas.
Os novos bancos de reservas atendem o padrão internacional de exigências estabelecidas pela FIFA, com as condições de conforto aos atletas (são bancos do tipo Recaro, padrão similar aos utilizados nos estádios do Barcelona, Benfica e Ajax).
Visual
Fora das quatro linhas também há muitas novidades. Foram construídos 25 novos camarotes, todos de alto padrão, contendo TV, ar-condicionado com controle remoto, frigobar, piso em granito, banheiro individual, isolamento com vidro blindex, poltronas, atendimento de garçom via interfone, etc.
Com outros que já existiam, o estádio comporta hoje 370 pessoas em camarotes.
Próximo ao vestiário do Coritiba, foi construída uma nova sala de imprensa para as entrevistas antes e pós-jogo, com sistema de som, rede de internet que facilitará o trabalho da imprensa e dos jogadores, que atenderão os repórteres com mais conforto.
Troféus
O Couto Pereira está sendo inaugurado com dois novos espaços que homenageiam o ex-presidente Amâncio Moro e o ex-jogador do América, Belfort Duarte, que durante mais de 40 anos cedeu seu nome para o estádio.
Os dois espaços possuem modernas instalações com praças de alimentação. No espaço Belfort Duarte, está sendo inaugurada uma galeria onde estarão expostas fotos e 73 dos principais troféus da história do clube. Entre eles, o de Campeão Brasileiro em 1985 e o de Campeão do Torneio do Povo, em 1973.
Painéis fotográficos gigantes com imagens de várias fases do Couto Pereira, desde sua construção, passando por várias obras, ilustram o ambiente que tem seu piso todo em granito verde labrador.
O espaço será aberto aos turistas, pois o Couto Pereira faz parte do circuito turístico de Curitiba. Os visitantes serão atendidos por funcionários que contarão a história do clube e poderão fazer um "tour" para conhecer as dependências do estádio.
O projeto da galeria foi executado pelo arquiteto coxa-branca Ricardo Carvalho. Cada vitrine comporta entre 12 e 20 troféus, que foram selecionados entre os principais que o clube conquistou ao longo dos seus 95 anos de glórias. A equipe de voluntários responsável pela seleção e pelo levantamento histórico de cada um deles, é composta por Pierre Boulos, Vinícius Coelho, Levi Mulfort, Guilherme Straube, Alan Roger da Silva e Maurício Pasternack. O grupo se reuniu duas vezes por semana durante sete meses, trabalhando para resgatar documentos, objetos e dados históricos.
Fora do estádio
O visual do Couto Pereira já está bonito mesmo para quem o vê por fora. Vinte e dois painéis gigantes estão localizados nos anéis externos do estádio, com imagens que relembram a história do clube.
No estacionamento, na entrada principal para o estádio, agora está localizado o mastro que durante décadas esteve no gramado. O mastro foi doado em 15 de novembro de 1932 pelo conselheiro Eduardo Schinzel e será responsável por dar as boas vindas aos torcedores.
Futuro
Apesar de todas as novidades que estão sendo apresentadas, as obras não param. Os dois próximos espaços que estão sendo preparados são: uma churrascaria, que será anexa ao estádio e deve estar pronta no fim do ano, e o memorial alviverde, com documentos históricos e material multimídia.
O que foi feito:
Novas Praças de Alimentação
Reforma dos sanitários
Criação de modernos camarotes
Encadeiramento e pintura das arquibancadas
Letreiros de identificação do estádio
Placas históricas externas
Gramado Novo
Sala de Imprensa
Banco de reservas
Traves novas
Camarotes
Praças de alimentação
Galeria de troféus
Transferência do mastro para fora do estádio
Números:
Capacidade atual: 35.759 torcedores
Fundação: 15/11/1932
Maior público: 70.000 pessoas - Visita do Papa João Paulo II, em 1981.
Cadeiras: 4.673 (social superior), 1.013 (social inferior), 10.960 (cadeiras Mauá)
Camarotes: 01 - Visitante com 21 Lugares; 03 - Superiores totalizando 39 lugares; 25 Inferiores (sendo, 20 com 10 lugares, 05 com 22 lugares).
Banheiros: 25 Sanitários, sendo 13 femininos e 12 masculinos
Lanchonetes: 16
Câmeras de vigilância: 32 câmeras
Vestiários: 04
Estacionamento (número de vagas): 400
Medida do campo: 109,00m x 72,00m
Tipo da grama: Bermuda 419
Habilidade Assessoria – Adriano Rattmann
Assessoria de Imprensa do Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)