
MEMÓRIA
Em 06/08/1969, o Coritiba jogou em Colônia, a mesma cidade do jogo entre Brasil 2x2 Japão, pela Copa das Confederações 2005. Naquela oportunidade, a equipe coritibana venceu o time do Colônia por 2x1.
Os gols do Coritiba foram marcados por Paulo Vecchio e Kosileck, possibilitando a vitória Coxa sobre um Colônia que tinha vários atletas da Seleção Alemã, entre os quais, Overath, um jogador de excepcional qualidade.
Naquela partida, o time do Coritiba levou o primeiro gol. No intervalo, as mudanças efetuadas pelo treinador Francisco Sarno fazem o time alviverde "voar" em campo,
possibilitando a virada histórica.
O lance do jogo ocorreu quando o atacante alemão Ruff chuta do meio da área e o goleiro Joel Mendes espalma. A bola cai no pé do próprio atacante, que chuta forte, à queima-roupa. Novamente Joel defende. A bola sai e o árbitro da partida
vem cumprimentar o goleiro Coxa-Branca.
O gol da vitória coritibana saiu dos pés de Kosileck, que recebe um bom lançamento, entrou na área, fintou o goleiro alemão e entrou com bola e tudo.
Durante os últimos três minutos de partida, só o Coritiba tocou na bola, o que gerou o famoso "Olé!" vindo da torcida adversária.
Após a partida, o craque alemão Overath declarou: "Nunca em minha vida vi um goleiro como esse", referindo-se a Joel Mendes, que teve uma atuação espetacular contra o Colônia.
Ficha do Jogo
Coritiba 2x1 F. C. Koln
Data: 06/08/1969
Local: Estádio Wolfgang Park - Colônia, Alemanha Ocidental
Coritiba:
Joel Mendes; Marinho, Roderley, Nico e Nilo; Lucas e Rossi
(Kosilek); Passarinho (Oldack), Krüger, Paulo Vecchio e Édson.
Treinador: Sarno
F. C. Koln:
Menglecke; Tylmann, Ermabach, Bishop e Blush; Hermés e
Overath; Wrill, Ruck, Riemann e Lour (Koenning).
Gols: Ruck (COL), aos 7 minutos do primeiro tempo; Paulo Vecchio (COR), aos 15 minutos do segundo tempo; Kosilek (COR), aos 27 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Wilherm Owenhausen.
Pesquisa histórica: Helênicos. Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o sie www.historiadocoritiba.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)