
CURIOSIDADE
Do site oficial do Coritiba
Japoneses visitam o Coritiba
Na última semana, os jornalistas japoneses Kenta Tazaki e Sachiyuki Nishiyama da revista de esportes VS. estiveram presentes no Couto Pereira. A intenção dos jornalistas era fazer um levantamento do jogador Kazu, que jogou no Coritiba de 1988 a 1989. Além disso, eles aproveitaram para conhecer um pouco da estrutura do Verdão, que é um dos clubes brasileiros mais populares do Japão, segundo eles.
Por coincidência, os jornalistas encontraram no Couto Pereira, Mauricio, um dos diretores de Futebol da época em que Kazu jogava no Alto da Glória, eles aproveitaram para entrevistá-lo e levarem para o Japão informações sobre o craque japonês que jogou no Coritiba.
Hoje, com 38 anos, o atacante Kazu está no Sydney, da Austrália e disputará no final do ano, o mundial interclubes, no Japão. O ex-atacante do Coritiba é até hoje, referência para os japoneses quando o quesito é futebol, ao menos, Kazu é o maior jogador nascido no Japão da história do país. Na época em que o jogador atuava, o futebol no país era amador, hoje o futebol é o esporte favorito da criançada.
Circulando pelo Couto Pereira, os jornalista puderam observar as melhorias do estádio Couto Pereira, Nishiyama, que sempre vinha ao Brasil fotografar o jogador, ficou impressionado com as melhorias do novo memorial, bancos de reserva e da organização do estádio.
Os jornalistas comentaram que Kazu expandiu pelo Japão a imagem do Coritiba. “Em 1989, Grêmio e Flamengo, pelos títulos mundiais, Santos, XV de Jaú e Coritiba, times que Kazu jogou, eram os clubes brasileiros mais populares do Japão. Com o tempo, o XV já não figura mais entre os considerados grandes, mas o Coxa, por exemplo, tem mais popularidade que o Corinthians”, comenta Kenta Tazaki.
Foto: Marcello Schiavon
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)