
#CROCOPRIDE
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Está chegando a hora. Hoje o país conhecerá o Campeão Brasileiro de Futebol Americano de 2014. O Brasil Bowl V acontece em Curitiba, mais precisamente no Estádio Couto Pereira e será uma repetição da final do ano passado: Coritiba Crocodiles x João Pessoa Espectros. Os crocodilos alviverdes são os atuais campeões e querem erguer a taça em casa e com o recorde de público, que é de pouco mais de sete mil pessoas.
Para a disputa da final, o Coritiba Crocodiles chega invicto com cinco vitórias, sendo quatro na primeira fase e mais uma na semifinal. Para o presidente e coordenador ofensivo do Coritiba Crocodiles, Gerard Kaghtazian, a campanha da equipe até o momento tem sido bastante positiva. “Tivemos resultados muito expressivos contra algumas das maiores equipes do país. Vitórias incontestáveis contra Istepôs, Arsenal e Storm, que nos credenciaram a disputar mais uma final”, comentou.
Kaghtazian acredita que este tem sido um dos melhores anos para o Coritiba Crocodiles. “Creio que ofensivamente tivemos o nosso melhor ano. A evolução do nosso ataque é visível e encontramos um equilíbrio entre o jogo corrido e aéreo, que nos permitiu marcar 49 pontos contra o Arsenal e 65 contra o Storm, resultados que seriam impensáveis alguns anos atrás”, avaliou.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol, que também aconteceu no Couto Pereira, os jogadores do Crocodiles realizaram uma ação buscando público para essa partida final. O presidente da equipe vê como positivo o resultado da ação. “Creio que quanto mais pessoas estiverem nos apoiando e vibrando, mais os jogadores darão o melhor e farão o máximo para conseguir um resultado positivo”.
Porém, Gerard Kaghtazian aponta o motivo da atenção extra da equipe. “Precisamos controlar as emoções e aplicar o plano de jogo. Não se deixar envolver emocionalmente pelo fato de ser uma final e dar 100% dentro de campo. O Croco tem um time muito técnico e jogadores de nível de seleção brasileira, se todos estiverem focados e jogarem tudo o que sabem, temos grandes chances de conseguir uma vitória”, avaliou o coach.
Buscando o recorde de torcedores em um jogo de futebol americano no Brasil, que antes pertencia ao próprio Crocodiles, mas foi batido no último final de semana na final da Conferência Nordeste que deu a vaga no Brasil Bowl ao Espectros, Kaghtazian faz um apelo à torcida. “Vocês são a nossa motivação. É por vocês que nós jogamos. Nossos familiares, amigos e todos os torcedores e simpatizantes do Croco e do Coxa. Nós vamos dar tudo o que temos dentro de campo, até o último segundo, para que vocês possam sair felizes do estádio, comemorando mais um título com a gente. Então tudo o que pedimos é que vocês compareçam e nos apoiem, que a ajuda de vocês pode ser o fator decisivo entre uma vitória e uma derrota”, concluiu o presidente do Coritiba Crocodiles.
Transmissão ao vivo
Sempre ao lado dos Crocodiles, o Portal COXAnautas não poderia ficar de fora desta grande final. E assim, orgulhosamente comunicamos à torcida Coxa, que o Portal COXAnautas fará a transmissão ao vivo e com exclusividade da grande final. Pra cima deles Croco!
Campanha até o Brasil Bowl:
- 02/08 – Coritiba Crocodiles 22 x 00 São José Istepôs
- 30/08 – Goiânia Rednecks 00 x 44 Coritiba Crocodiles
- 14/09 – Coritiba Crocodiles 45 x 09 Cuiabá Arsenal
- 11/10 – São Paulo Storm 34 x 65 Coritiba Crocodiles
- Final Conferência Centro-Sul: Coritiba Crocodiles 35 x 21 Cuiabá Arsenal
Curiosidades:
- O Coritiba Crocodiles é hexacampeão estadual, sendo cinco vezes de maneira invicta.
- O Alviverde chegou cinco vezes na final do Campeonato Brasileiro, tendo conquistado o título em 2013, contra o próprio João Pessoa Espectros.
- O técnico campeão brasileiro com a equipe no ano passado era o ex-jogador da NFL, Johnnie Mitchell, com passagens pelo NY Jets e Dallas Cowboys.
- Em 2011, a final do Brasil Bowl também aconteceu no estádio Couto Pereira, mas o Coritiba Crocodiles acabou derrotado pelo Fluminense Imperadores. A equipe quer que a história seja diferente desta vez.
- Ao todo são 75 jogadores no elenco do Coritiba Crocodiles. A equipe conta com dois atletas jogando atualmente nos Estados Unidos.
- Um dos treinadores da equipe é o nicaraguense Alfredo Guadamuz, que jogou futebol americano nos Estados Unidos.
- O time foi fundado em 2003 e chamava-se Barigui Crocodiles. Os jogadores treinavam no Parque Barigui, em Curitiba, onde há a lenda de um jacaré. Daí o nome do time.
- O Coritiba Crocodiles, ainda como Barigui Crocodiles, foi um dos primeiros times de futebol americano no país.
- Ao lado do Brown Spiders, o Crocodiles foi pioneiro na prática do futebol americano com equipamentos.
- A parceria com o Coritiba surgiu em 2011.
#GOCROCO
#CROCOPRIDE
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)