
MUNDO
Atacante Alemão dá exemplo de ética no futebol
Ao contrário de cenas vistas no início do ano nos gramados paranaenses, com Klose não impera a "Lei de Gérson"
Este ano, um assunto passou a ser discutido na mídia e na crônica esportiva nacional, e mesmo mundial: a ética no futebol.
Dois lances ocorridos na mesma semana, no início do ano, motivaram o início da discussão: o primeiro, nos gramados paranaenses, quando, no jogo entre A. Paranaense x Império do Futebol, o jogador William, do A. Paranaense, escorou de carrinho uma bola cruzada, que passou rente à trave, bateu na placa de publicidade localizada atrás da trave, e posteriormente atrás da rede do gol. O jogador lamentou o gol perdido, socando o chão de raiva.
No entanto, ao ver que o árbitro correu para o meio de campo, validando como gol uma bola chutada para fora, William e seus companheiros ainda comemoraram, mesmo que timidamente, o gol irregular.
Na mesma semana, em Madrid, um chute desferido do meio da rua pelo Atlético de Bilbao bateu no travessão e mais de um metro dentro do gol do Real Madrid. O goleiro Casillas viu que a bola entrou, mas a pegou e, percebendo que o árbitro e o auxiliar não tinham visto, simplemente devolveu a bola ao jogo.
Ambos os jogadores perderam uma grande chance de entrar para a história do futebol, dando um exemplo de ética, mas preferiram se aproveitar da "Lei de Gérson" (segundo a qual o que interessa é levar vantagem em tudo) e se calar, pois o erro dos apitadores lhes era benéfico. Chance esta que o atacante alemão Miroslav Klose não desperdiçou.
O exemplo
No último final de semana, o time alviverde do Werder Bremen recebia o Bielefeld, pela 31ª rodada do Campeonato Alemão. O jogo seguia empatado em 0x0, no 1º tempo, quando, aos 28 minutos, Klose invadiu a área e supostamente foi derrubado pelo goleiro Mathias Hain, do Bielefeld. O árbitro Herbert Fandel imediatamente assinalou a penalidade máxima e advertiu o arqueiro com o cartão amarelo. No entanto, para surpresa geral, Klose foi até o árbitro e admitiu que o goleiro havia tocado somente a bola, inexistindo pênalti na jogada. O árbitro conversou rapidamente com o assistente e com Klose e voltou atrás na marcação do pênalti, bem como no cartão amarelo mostrado. Após o jogo, o árbitro comentou: “Jamais vi atitude semelhante em 25 anos de arbitragem”.
Mesmo com a não-marcação do pênalti, o Werder Bremen venceu por 3x0, todos os gols marcados no 2º tempo. E como se estivesse sendo recompensado por sua bela atitude, Miroslav Klose marcou, de cabeça, o gol que selou a vitória, aos 33 minutos. O Werder Bremen é atualmente o 4º colocado na Bundesliga.
Miroslav Klose foi o artilheiro da Seleção Alemã na última Copa do Mundo, realizada em 2002, na Coréia e no Japão, marcando 5 gols, e sagrando-se vice-artilheiro do certame, ao lado do brasileiro Rivaldo. Foi destaque ao marcar 3 gols na rodada inicial, na goleada de 8x0 da Alemanha sobre a Arábia Saudita. Todos os 5 gols marcados por Klose na Copa foram de cabeça, sua especialidade. Na atual temporada do Campeonato Alemão, já marcou 15 gols.
Serviço
Saiba mais sobre o Werder Bremen, time alviverde da Alemanha, clicando aqui.
Foto: Site oficial do Werder Bremen
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)