
ENTREVISTA
O goleiro Fernando (foto), ídolo recente da torcida Coxa-Branca, agora atuando no futebol europeu concedeu uma entrevista exclusiva ao site Coxan@utas.
Por e-mail, o goleiro comentou sobre o futebol europeu, fazendo um comparativo da estrutura do Cori com a estrutura dos times portugueses. Fernando também falou sobre os novos rumos para o futebol brasileiro se profissionalizar.
Um destaque à parte foi o recado que o ídolo da massa coritibana deu ao falar sobre a importância da força da torcida do Verdão nesta fase do Campeonato Brasileiro. Confira:
Coxan@utas: Agora com a experiência internacional, como você avalia a estrutura do Coritiba?
Fernando: Em termos de estrutura física, o Coritiba está no nível dos grandes clubes de Portugal.
No caso específico deste país, apenas as equipes do Sporting, Porto, Vitória de Guimarães e Benfica têm uma condição de trabalho semelhante a do Coritiba, sendo que o Benfica só terminará seu CT no fim deste ano.
Comparando com as outras equipes da Super Liga, o Coxa leva vantagem neste aspecto, pois em geral não se tem um local de treinos como o do Atuba. A maioria os clubes tem campos de treinamentos (excelentes), mas outros recursos físicos como sala de musculação e fisioterapia são encontrados apenas no estádio.
Coxan@utas: Qual a principal característica diferenciada entre o futebol europeu do brasileiro? O que te mais chamou a atenção neste início de trabalho em Portugal?
Fernando: A principal diferença entre o futebol do Brasil e o europeu na minha opinião é que aqui se dá muita importância para a parte tática, força e marcação.
Outro ponto que percebo é que quando se analisa uma vitória ou derrota, é dispensada maior atenção para os aspectos físicos, táticos e pouco se explica um resultado com argumentos tipo qualidade técnica individual de um jogador ou maior virtude técnica de uma equipe. Eles preferem sempre o lado mais teórico.
Eu concordo que a parte tática é muito importante, mas o que realmente decide um jogo é a qualidade dos seus jogadores, haja vista que na parte de estratégia todos podem trabalhar igualmente.
Coxan@utas: Qual principal ponto precisaria ser melhorado no futebol
brasileiro para torná-lo um esporte mais lucrativo para os clubes?
Fernando: Para o futebol no Brasil ser mais lucrativo, primeiro é preciso que os clubes se estruturarem de forma a conseguir explorar da melhor maneira possível o potencial de mercado de suas torcidas, uma vez que, penso, ser o torcedor um “cliente” louco para consumir e ajudar seu clube.
No entanto, muitas vezes não tem como fazer isto de uma maneira ideal, isto é, adquirindo produtos oficiais, sejam eles camisetas, bonés, artigos em geral.
Seria exemplar, ainda, o torcedor ter ao seu alcance uma estrutura social capaz de lhe proporcionar coisas que ele busca no mercado e que poderia encontrar em seu próprio clube, assim uniria suas necessidades e a vontade de ajudar seu time.
Claro que isso, em parte, já é feito, mas em escala muito pequena se comparado com o imenso potencial que tem o futebol no Brasil.
Coxan@utas: Qual o momento mais marcante na tua passagem pelo Coxa? O que te deixou saudades do Alto da Glória?
Fernando: É difícil citar um momento, mas sem dúvida meu primeiro título no Couto Pereira e o seguindo, dentro da Arena, foram duas oportunidades que me marcaram muito, principalmente pela demonstração de força da torcida Coxa branca em ambas decisões. Sem dúvidas foi emocionante!
Coxan@utas: O Cori passa por um momento complicado no Brasileirão. Deixe um recado para a torcida Coxa-Branca neste momento difícil. Ela pode ajudar o time a superar as dificuldades?
Fernando: Meu recado para a torcida é que ela foi fundamental para mim em muitos momentos, sendo que agora ela pode ser a maior responsável por tirar o Coxa desta situação, pois o clube vive em função dela e, conseqüentemente, os jogadores também.
Então, quando nós jogadores temos a torcida do nosso lado ficamos mais fortes (o contrário também é verdadeiro). Por isso a conclusão que chego é que estamos todos no mesmo barco e o adequado é remarmos juntos, na mesma direção, ainda que tenhamos opiniões diferentes. Até porque, no fundo, lutamos todos por um mesmo objetivo: o Coritiba.
Torcidor Coxa ajude, porque para atrapalhar já existem muitas pessoas. Tenho certeza que unida com o time a torcida Coxa é muito maior, em número e, principalmente, em força!
Um grande abraço e boa sorte, Fernando!
A equipe de administradores do site Coxan@utas agradecem ao goleiro Fernando que gentilmente nos atendeu por e-mail, concedendo esta entrevista para a torcida Coxa-Branca.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)