
MUNDO
Do site oficial da UEFA
Exposição de Essen é um sucesso
Sexta-feira, 7 de janeiro de 2005
A cidade alemã de Essen continua a acolher uma exposição - que conta com o apoio da UEFA - que se centra nas emoções que rodeiam os estádios de futebol, incluindo as de cariz negativo, como o racismo e a violência.
'Kultort Stadion'
A exposição "Kultort Stadion"- o estádio como local de culto -, foi organizada pela Federação Alemã de Futebol (DFB), juntamente com a Littmann Kulturprojekte Basel. Apoiada pela UEFA, a mostra decorre no Hall Nº5 do complexo Zeche Zollverein, em Essen, e vai estar patente até ao dia 23 de Janeiro.
Interesse generalizado
A enorme adesão do público e o interesse dos 'media' fizeram com que tenha sido alargado o prazo de encerramento da exposição, que estava previsto para meados de Dezembro. Depois de Essen, a exposição segue para outra cidade alemã, Leipzig.
Campanha anti-racismo
Este evento é o último no qual não apenas a UEFA, mas, também, uma das suas maiores federações, lançam mais um repto na luta contra o racismo, violência e intolerância nos estádios de futebol. "Desde há 20 anos, um fenómeno tem ocorrido nos estádios europeus, devido à acção de uma minoria de pessoas que usa os eventos desportivos como plataforma para mostrar atitudes violentas e discriminatórias", afirmou a DFB.
Danos sociais
"Mesmo que estas atitudes sejam uma gota no oceano face aos milhões de adeptos que gostam e assistem ao futebol de forma pacífica, o facto é que a sua conduta perturba todo o ambiente que rodeia os jogos, pelo que o incômodo causado é demasiado para ser ignorado, tal como os danos sociais que provoca".
Áreas problemáticas
"Com esta exposição, a DFB, em cooperação com a Littmann Kulturprojekte Basel, examina este fenômeno e indica as áreas mais problemáticas, bem como os mecanismos e as dinâmicas inerentes a estes excessos, chegando, depois, a conclusões surpreendentes, enquanto se debate toda a situação. Os visitantes podem ver e aperceber-se do estado do futebol na actualidade, onde as emoções são uma constante e a agressividade, em muitos casos, latente".
DFB satisfeita
Alfred Sengle, responsável da DFB, disse: "Estamos muito satisfeitos com o número de visitantes até ao momento. Além disso, tendo em conta as várias informações que nos foram solicitadas, estamos convictos que ainda existe um elevado número de adeptos de futebol que gostaria de visitar a exposição. Por esta razão, decidimos prolongar a duração da exposição".
Foto: (©Getty Images)/www.uefa.com
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)