Copa do Brasil
O zagueiro Maicon pode ser a principal novidade do Coritiba para o duelo contra o Ceilândia, pela primeira fase da Copa do Brasil. Fora da equipe desde sua estreia, em 15 de janeiro, o defensor voltou a treinar normalmente com o grupo e deve estar na lista de relacionados para a partida.
Contratado junto ao Vasco, Maicon fez sua primeira e única aparição com a camisa alviverde na segunda rodada do Campeonato Paranaense, contra o Sãojoseense. No entanto, aos 8 minutos do segundo tempo, sentiu uma lesão muscular e precisou deixar o jogo.
Após exames, foi constatada uma lesão muscular relevante, e a expectativa inicial era de que o jogador retornasse apenas na Série B. No entanto, sua evolução física acelerou a recuperação, permitindo que ele esteja disponível antes do previsto.
Defesa instável e múltiplas formações
A possível volta de Maicon acontece em um momento de instabilidade no setor defensivo do Coritiba. Na última partida, Mozart iniciou com Thalisson e Matias Fracchia na zaga, mas precisou mudar ainda no primeiro tempo após Thalisson passar mal. Ele foi substituído por Tiago Cóser, que fez sua estreia com a camisa alviverde.
Com essa mudança, Mozart já utilizou seis duplas de zaga diferentes nos nove jogos em que escalou a equipe principal. Confira as combinações testadas até agora:
Maicon e Bruno Melo
Thalisson e Bruno Melo
Thalisson e Rodrigo Moledo
Thalisson e Matias Fracchia
Rodrigo Moledo e Matias Fracchia
Tiago Cóser e Matias Fracchia
Minutagem dos zagueiros utilizados por Mozart
Maicon - 1 jogo (53 minutos)
Bruno Melo - 3 jogos (188 minutos)
Thalisson - 8 jogos (576 minutos)
Rodrigo Moledo - 5 jogos (391 minutos)
Matias Fracchia - 5 jogos (312 minutos)
Tiago Cóser - 1 jogo (70 minutos)
Além desses jogadores, o Coritiba também utilizou uma equipe alternativa sob o comando de Moisés Moura, que escalou outros três zagueiros:
Minutagem dos zagueiros utilizados por Moisés Moura
Renan - 3 jogos (270 minutos)
João Pedro - 3 jogos (270 minutos)
Vitor Martinelli - 1 jogo (12 minutos)
Com um sistema defensivo instável e tantas variações no setor, a volta de Maicon pode representar um importante reforço para Mozart, que busca dar mais solidez à defesa alviverde.
O Coritiba enfrenta o Ceilândia na quinta-feira (22), pela Copa do Brasil, em busca da classificação para a segunda fase da competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)