
COXAnautas
Sei bem que a minha função de Ouvidor é advogar em favor do leitor e ser um crítico do site COXAnautas, e não do time do Coritiba.
Acontece que Ouvidor também é gente e Ouvidor dos COXAnautas também é torcedor.
Assim, permito-me acrescentar a tudo o que já foi dito (e bem dito) pelos colunistas do site as minhas próprias impressões.
No jogo de sexta-feira contra o Santo André, o primeiro depois da reunião de representantes das torcidas e torcedores com a diretoria do clube, comissão técnica e parte do elenco, o Coritiba não foi muito além do “mais do mesmo”.
Ninguém disse e nem vai dizer que faltou vontade aos jogadores para sair de campo com a vitória, mas só empenho não resolve. A ele é preciso somar talento, capacidade técnica, inteligência, estratégia e eficiência.
E nesses fundamentos o Coritiba foi, novamente, de uma indigência enervante.
É preciso reconhecer que, mesmo precisando da vitória e empurrado pela torcida, o Coritiba livrou-se de perder para o Santo André. Tanto que o melhor do time foi o goleiro Artur, que fez quatro defesas salvadoras. O Alviverde limitou-se a uma bola cabeceada por Batatais que deu na trave.
E só.
Os insuportáveis Luis Paulo, Jackson, Paulo Miranda e Jefferson, que misteriosamente continuam sendo escalados, conseguiram algo que parecia impossível: se superaram em termos de ruindade.
Mas o pior é que em todo o elenco não parece haver um único jogador capaz de, entrando, mudar as coisas dentro do campo.
Com as exceções que a torcida aplaude e reconhece, todos os demais se parecem. Temos um elenco com meia-dúzia de Jacksons, uns doze Paulos Mirandas e mais um monte de Jeffersons.
Enquanto isso, no Coritiba B...
Que supremo conhecimento leva um coordenador de futebol que vê brilhantismo nas apresentações grotescas e vergonhosas do Coritiba a declarar a um jornal da Capital que não há nenhum problema com a equipe que tem a pior campanha da Série B no returno?
E pior, que ele não vai permitir que gente de fora traga problemas para dentro do clube...
Vi nisso um claro recado às recentes manifestações de insatisfação dos torcedores.
O coordenador de futebol parece mesmo acreditar que é a torcida que está desestabilizando o time.
Noto o contrário diante das minhas próprias reações durante o jogo: esse time é que desestabiliza o torcedor.
Ainda não se sabe o que aconteceu naquela semana de retiro e treinamento em Itu que antecedeu os jogos contra Guarani e Portuguesa, mas que algo de muito sério ocorreu, não tenho dúvidas.
Que aquela semana foi um divisor de águas na campanha do Coritiba, fica cada vez mais claro. E seja lá o que for que tenha acontecido, é também notório que ninguém dentro da diretoria ou do departamento de futebol do clube conseguiu dar solução ao caso até agora.
O ambiente está propício para que nada aconteça.
Esse filme que está passando eu já vi em 2005.
E – ao que parece – já estão programando sua reapresentação em 2007.
Agora deixa de escrever o colunista para dar lugar ao Ouvidor.
O site COXAnautas andou bastante amargo nesta semana.
Só críticas, só cobranças, só desconfianças...
Estaria o site alinhado com os grupos de oposição?
Estaria o site pesando a mão além da conta contra a atual gestão?
Tem quem interprete assim.
Como Ouvidor, informo que tenho pedido serenidade e muita reflexão aos redatores nas colocações que são feitas e nos termos com que as opiniões são expressadas.
Até onde seja do meu conhecimento, nenhuma mentira ou crítica gratuita foi para o ar.
E no que depender de mim, também não irá ao ar nenhum elogio gratuito.
Por refletir o sentimento e o pensamento do torcedor do Coritiba, parece-me evidente que o site COXAnautas esteja sisudo, carrancudo e desiludido.
Mostrem-me um torcedor (um só!) que esteja feliz com a campanha recente do Coritiba (em 7 jogos, 3 empates e 4 derrotas) e eu lhes mostrarei um torcedor de outro time que não o Coritiba.
Que tipo de opinião alguém esperaria encontrar entrando no site?
Observo, no entanto, que os COXAnautas continuam – apesar de tudo! – tentando mobilizar o torcedor para que persista indo ao Couto Pereira, acreditando no time, demonstrando seu amor pelo Alviverde e incentivando os jogadores. Aliás, creio que esse é o papel fundamental do site.
Pena que os COXAnautas só estejam conseguindo sucesso com os torcedores. Bom seria se o site pudesse ter a mesma influência sobre os jogadores...
O Ouvidor recebeu correspondência do leitor Ricardo Rosa com o título “Ridículo!!!” protestando contra o conteúdo da coluna “Troco prêmios por títulos”, assinada por Luiz Carlos Betenheuser Jr.
O colunista critica em seu texto algumas ações recentes da Diretoria de Marketing e Comunicação do clube e, em síntese, diz preferir ver o Coritiba ganhando títulos em campo a prêmios em festivais de publicidade.
Transcrevo – com a devida autorização – a mensagem enviada pelo internauta.
“Olha, sinceramente já vi muitas coisas na vida de Coxa-Branca, mas nunca havia visto uma coluna neste site, que, diga-se de passagem, é totalmente oposição, uma coluna tão infeliz desta pessoa (chamada) Luiz. Tenho certeza que tem algo por trás de tudo isto”.
Respondendo ao leitor, devo dizer-lhe que as posições manifestadas pelos colunistas são de responsabilidade do signatário e não constituem, necessariamente, a posição oficial do site COXAnautas.
Como Ouvidor, li a dita coluna e não encontrei nela qualquer calúnia, injúria ou difamação, de maneira que considerarei a mensagem do leitor como manifestação contrária à opinião do colunista.
Já no que concerne ao juízo de valor expendido pelo missivista, taxando o site como “de oposição”, informo ao leitor (cuja orientação ou preferência política dentro do clube não conheço e nem vem ao caso) que muita gente pensa o contrário e imputa aos COXAnautas o rótulo de ser “da situação”.
Ficamos felizes por não satisfazer integralmente nem um lado, nem outro.
Por fim, quanto à declaração do leitor de que “tem algo por trás de tudo isto”, no que se refere ao site COXAnautas afirmo ao leitor que sim!, há algo por trás de tudo isto.
Algo que está prestes a completar 100 anos de história, que é motivo do amor e razão de preocupação para muita gente e que – não por nossa causa – vive um dos mais vergonhosos e vexaminosos capítulos da sua história.
Vi muitos Coritibanos cantando “Coxa, eu te amo!” com o rosto lavado de lágrimas ao término do jogo contra o Internacional em 2005. Meu filho era um deles.
Não quero ver tal cena nunca mais, a menos que as lágrimas sejam de alegria.
E tanto quanto eu, posso afirmar, ninguém que participe dos COXAnautas.
Não sabemos com exatidão no que a gente possa contribuir para abreviar a agonia atual e restituir ao Coritiba sua posição de glória e grandeza. Mas estamos agindo com os mecanismos de que dispomos, guiados pelo bom senso e pela melhor das intenções.
Se o site é de oposição ou da situação, tanto faz e não nos incomodam tais rótulos. O site COXAnautas não faz política clubística.
Nosso partido é o Coritiba e o nosso objetivo é vê-lo grande, vitorioso, sempre campeão.
Os COXAnautas resolveram assumir como bandeira a sugestão de um leitor que propôs o retorno de uma prática bastante antiga – e não se sabe bem a razão, aposentada – no futebol paranaense: a gratuidade de acesso aos jogos para menores de 14 anos credenciados.
A proposta, batizada de “Torcida do Futuro”, é oportuna e bastante feliz.
Em tempos de fidelização do cliente, creio que seja uma iniciativa muito mais eficaz do que obrigar o torcedor a colecionar ingressos de três partidas consecutivas no Couto Pereira para, como recompensa, dar-lhe o direito de participar de um sorteio concorrendo a sabe-se lá o quê.
E nem falo do suplício e do sacrifício que é ter de pagar ingresso para suportar três partidas consecutivas desse time.
Aguardemos para ver o que se consegue. Não espero muito, particularmente, tendo em vista a decisão da diretoria de não fazer promoção no preço dos ingressos.
A turma do Atlético verdadeiro, o de Minas Gerais, é que deve estar errada baixando os preços e colocando 40 mil torcedores no Mineirão.
O torcedor Fabiano Silva escreveu para sugerir um upgrade no protesto silencioso que a torcida pretendia fazer contra o time no jogo contra o Santo André: que ela acompanhasse a partida do lado de fora.
Fabiano, não acho que ações do gênero resolvam ou ajudem a solucionar alguma coisa.
A indignação e contrariedade da torcida podem – e devem – ser manifestadas depois de cada tragédia que têm sido os jogos do Coritiba. Nem antes, nem durante.
O que ainda nos coloca dentro do estádio e nos faz apoiar e aplaudir o time é a esperança (sempre ela!) de que daquela vez será diferente.
Se nem isso motivar o torcedor, ele que fique em casa: ir até o Couto Pereira em dia de jogo e não entrar para apoiar o time é como sair de casa debaixo de chuva para ir até a seção eleitoral e não votar – ou anular o voto. É ser meio-cidadão e meio-torcedor.
Repercutiu junto aos leitores a cobrança dos COXAnautas para a ausência de ações voltadas à comemoração dos 100 anos de fundação do Coritiba.
É um assunto que precisa freqüentar habitualmente a pauta dos COXAnautas.
E no mais, muitos leitores escrevem perguntando as razões do fiasco alviverde no returno.
A todos, a mesma resposta: não sabemos ainda.
Ainda.
E assim que alguém do site souber, deverá dizer.
O site COXAnautas noticiou que o jornalista Vinícius Coelho, ex-ouvidor do Clube, não estava bem de saúde e foi internado há alguns dias.
Com razão, um leitor escreveu cobrando novas informações a respeito do jornalista, pessoa muito querida e respeitada pelos torcedores.
Para a redação: não há como deixar de reconhecer que essa falha foi um frangaço.
xxx
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)