
MARKETING
O Wacken Open Air é considerado por alguns especialistas musicais como o maior festival de heavy metal do planeta.
Realizado na Alemanha (numa cidade próxima de Hamburgo), desde 1995, o WOA do ano passado contou com cerca de 80 bandas, de várias tendências diferentes do heavy metal, que tocaram durante três dias em quatro palcos diferentes.
A versão deste ano, que acontecerá em Agosto, terá três dias de duração. É uma megaestrutura, que disponibiliza aos fãs de todo o planeta acampamentos, locação de veículos, locais para alimentação e compra de itens relacionados ao festival, bandas e a música (camisetas, CDs), banheiros e chuveiros e segurança.
Mega-bandas de renome internacional, como Whitesnake, Motörhead, Scorpions tocarão no WOA 2006. Além delas, bandas alternativas, também famosas em seus segmentos, como Celtic Frost, Ministry, Soulfly (do brasileiro Max Cavalera), Primal Fear, Morbid Angel, Fear Factory, Gamma Ray. Juntas com algumas outras dezenas de bandas, fazem três dias de shows e eventos alternativos que ensurdecem os presentes.
Um acontecimento interessante que acontece durante as versões anuais dos WOA Festival é a realização de um torneio de futebol, com equipes formadas por músicos e fãs de várias regiões do planeta.
O ponto alto do WOA Soccer Cup, como é chamado o evento, é um jogo amistoso realizado entre os times dos organizadores do festival e o time do St. Pauli, da terceira divisão alemã.
O St. Pauli é um time com tradições ligadas aos músicos e artistas do cenário europeu, muitos dos quais, fãs do time alemão.
Numa engenhosa campanha de marketing, que vincula os fãs de heavy metal e os fãs de futebol, os organizadores do evento aproveitam as ligações históricas do St. Pauli com a música.
É claro que este encontro artístico-esportivo se torna um grande evento, com direito a uma ampla cobertura jornalística e até, placas de publicidade em torno do gramado. É o marketing buscando novas alternativas para os clubes ganharem dinheiro.
Este exemplo de ação de marketing do St. Pauli vale uma reflexão. O time alemão encontrou um nicho de mercado, manteve as tradições, respeitando a característica de sua torcida. E sobrevive firme, mesmo sendo adversário local do Hamburgo, um dos maiores times europeus.
Lutando contra os gigantes, arranjando tempo e buscando oportunidades para ganhar uma nova geração de fãs, o St. Pauli é um bom exemplo de como o marketing deve ser utilizado pelos clubes de futebol.
Serviço
Confira o site oficial para saber mais sobre o WOA. Visite www.wacken.com.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)