
Temporada 2026
Por: Ricardo Honório
O Coritiba se reapresenta neste sábado (27/12) para iniciar os trabalhos visando a temporada de 2026, que marca o retorno do Verdão à Série A do futebol brasileiro.
As novidades começam pelo comando técnico. Sem acordo financeiro com Mozart, a diretoria optou pela contratação de Fernando Seabra, treinador com passagens recentes por Cruzeiro e Red Bull Bragantino. O novo comandante apresenta um perfil distinto de seu antecessor, o que evidencia uma mudança de rota no projeto do clube, com a busca por um estilo de jogo mais propositivo e ofensivo.
Além da chegada do novo técnico, o Coritiba já anunciou, até o momento, três reforços: o lateral-direito Tinga (Fortaleza), o volante Willian Oliveira (Vitória) e o atacante Pedro Rocha (Remo), artilheiro da Série B pelo clube paraense. A tendência é que novos jogadores sejam contratados, especialmente para as laterais e o setor ofensivo.
O clube também confirmou a renovação de contrato com alguns atletas, como o goleiro Gabriel Leite, o zagueiro Rodrigo Moledo, o volante Seba Gómez e o meia Josué. Outro jogador que deve permanecer é o zagueiro Maicon. Com vínculo até 31/12, ele deve se reapresentar normalmente e assinar um novo contrato nos próximos dias.
Por outro lado, diversos jogadores que fizeram parte do elenco campeão da Série B não devem permanecer. Alguns já foram anunciados por outros clubes, como Alex Silva (Ceará), Geovane (Atlético-GO), Nicolas Careca (Novorizontino) e Dellatorre (Vila Nova). Outros, como Zeca, Carlos de Pena e Everaldo, ainda não tiveram seus destinos definidos, enquanto Filipe Machado (Vitória) e Gustavo Coutinho (Sport) retornam aos seus clubes de origem.
Na reapresentação, atletas que estavam emprestados também devem retornar ao clube, como os laterais Diogo Batista e Rodrigo Gelado, o zagueiro Thalisson, o volante Bernardo e o atacante David da Hora. A situação de cada um será avaliada pela comissão técnica, que decidirá sobre a permanência ou não no elenco para a próxima temporada.
Após a reapresentação, os jogadores serão liberados nos dias 31/12 e 01/01 para as festas de fim de ano, com retorno aos trabalhos marcado para o dia 2 de janeiro.
O Coritiba estreia na temporada no dia 7 de janeiro, contra o Foz do Iguaçu, no Couto Pereira, em partida válida pelo Campeonato Paranaense. A tendência é a utilização de uma equipe alternativa, formada majoritariamente por atletas das categorias de base.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)