
CURIOSIDADE
“O Hattrick é um jogo de futebol online onde você compra, vende e treina jogadores enquanto compete contra centenas de milhares de oponentes em todo o mundo.
Como funciona
O Hattrick é gratuito. Você gerencia seu time através do navegador de Internet. As partidas são jogadas algumas vezes por semana. Você pode entrar no Hattrick a qualquer momento e ver como está seu time, dar ordens de treinamento, vender e comprar jogadores ou simplesmente trocar idéias com outros utilizadores.
O Hattrick nunca acaba. Se você for campeão do seu grupo, será que consegue subir para uma divisão mais alta na próxima temporada (16 semanas)”. Esta é a explicação sobre o jogo que se tornou febre entre milhares de internautas em todo o mundo disponível no site sobre o jogo.
Em todo o mundo são mais de 500 mil jogadores e o Coritiba é representado por diversos times. O jogo foi criado na Suécia em 1997 e atualmente está presente em 92 países. No Brasil, 27 estados tem suas competições organizadas. No Paraná existe até uma Federação de Hattrick.
Em reportagem do Jornal do Estado dos dias 15 e 16 de janeiro deste ano, o jornalista Silvio Rauth Filho explica os detalhes deste jogo que ganha novos adeptos a cada dia.
A idéia principal do jogo é a de gerenciar um clube de futebol, cuidando tanto do elenco de jogadores e comissão técnica, como das condições extra-campo, como a manutenção do estádio, a gestão financeira, a revelação e venda de jogadores.
Por ser gratuito e por ter campeoanatos de fácil compreensão (são sempre 8 times competindo entre si) e de disputa (todos contra todos, jogos de ida e volta, rodadas apenas aos domingos).
O conceito do jogo é bastante interessante, possibilitando aos torcedores perceberem os detalhes do dia-a-dia de um clube de futebol e isto parece estar ampliando a legião de fiéis e apaixonados jogadores do Hattrick.
Representantes do site Coxanautas também estão presentes no Hattrick. A torcedora do Verdão, Lais Otto, chegou a ser entrevistada no site da Federação, contando sobre sua paixão pelo Hattrick.
Lais explica mais sobre o jogo: "O Hattrick é um vício mesmo. Eu gosto muito desse jogo, que além de fazer você se dedicar, se esforçar para comprar e vender jogadores, treinar, escalar o time, ainda faz você ter muitas amizades. Já conheci muita gente pelo jogo. Passo horas na frente do computador todo dia, pensando em como vai ser a estratégia pro jogo da semana, ou simplesmente lendo as conferências. E o Coxa me influenciou na escolha do nome da minha torcida organizada (Império Djonkiano - o nome do meu time é Djonks F.C.). Além disso, ainda sou meio privilegiada por ser mulher... o pessoal do jogo tá me pagando uma viagem pro Rio de Janeiro... (risos).
Mais informações sobre o Djonks F.C. podem ser consultadas no
site
Já para o Coxan@uata Gaston, "o jogo é ótimo, viciante mesmo e tem vários times chamados Coritiba" conclui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)