
MUNDO
Em seu site oficial, a UEFA, através do seu diretor-executivo, divulgou nota sobre a participação do dirigente em debates no Parlamento austríaco (Áustria e Suiça serão os países sede da competição). O dirigente pediu pelo apoio do ativismo anti-racista para que a EURO 2008 se torne uma oportunidade para o combate mundial do racismo.
Segundo a nota, Olsson entende que "A UEFA apóia as atividades de incentivo aos adeptos, bem como de prevenção da violência e da discriminação. A EURO 2008 pode ajudar na divulgação da luta contra o racismo, e estou certo de que será isso que acontecerá" disse o diretor-executivo da entidade.
O vice-presidente do Parlamento austríaco, Susanne Prammer, garantiu o apoio político às medidas desegurança: "Para que tenha êxito, esta campanha precisa de apoio político, e na Áustria existirá esse apoio. Uma EURO 2008 sem discriminação e acolhedor para os todos os adeptos será a melhor publicidade possível para o futebol, tal como para a Áustria e a Suíça" destacou.
Já o presidente da Federação de Futebol Austríaca, Friedrich Stickler, falou firmemente quanto a punição aos hooligans europeus, citando o modelo inglês de prevenção ao hooliganismo como bom exemplo de segurança: "Queremos prevenir qualquer ato de racismo e discriminação durante a EURO 2008, porque não queremos nenhum tipo de publicidade negativa durante este grande evento. O ideal seria expulsar todos os agitadores dos nossos estádios. Isso requer, obviamente, uma extensa colaboração com a polícia, mas esse tem de ser o nosso objetivo para o futuro. A Inglaterra tem um bom sistema, e temos de tentar algo semelhante na Áustria" disse o dirigente.
Para o secretário de Estado do Desporto austríaco, Karl Schweitzer, a punição aos hooligans deve ser rigorosa: "Não queremos hooligans nos estádios e, como é óbvio, em eventos como a EURO 2008. Temos de livrar o futebol do racismo e da violência, e como tal, necessitamos deste tipo de campanhas. Precisamos de ir mais longe - não apenas expulsar os hooligans da EURO, mas também confiscar os respectivos passaportes e bilhetes de identidade, para nos certificarmos de que não possam viajar durante os grandes eventos" afirmou categoricamente.
Serviço
Confira o site oficial para saber mais sobre a UEFA e a EURO 2008. Clique aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)