
RESULTADO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Terminou há pouco no Estádio Couto Pereira, a partida em que o Coritiba venceu o A.Paranaense pelo placar de 4x2 em partida válida pela 10ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012.
O Coritiba volta a campo, após um inesperado tropeço em Ponta Grossa, quando empatou com Operário pelo placar de 2x2. Para a partida de hoje, o Cori aposta todas as suas fichas em busca da vitória, para conquistar o returno e fazer a final do Campeonato Paranaense diante do próprio A.Paranaense. Mesmo podendo empatar o clássico, vencendo as duas partidas restantes do campeonato, o Cori decide a competição em casa.
Primeiro Tempo
A primeira chance de perigo foi do time da baixada, que resultou em escanteio. Na sequência, aos 2 minutos, Anderson Aquino livre, manda para Everton Ribeiro, também livre de marcação na entrada da área, tocar na saída do goleiro e abrir o placar para o Coritiba. Explode a torcida Coxa pela primeira vez no Couto Pereira. Aos 8 minutos, falta para o Cori. Na cobrança ensaiada entre Tcheco e Lucas Mendes, a bola se perde pela linha de fundo. Aos 11 minutos, o zagueiro atleticano recua a bola para o goleiro e Rafinha quase chega na bola. Lucas Mendes não dá sossego para Guerrón. Aos 14 minutos, falha do meio campo atleticano, Rafinha rouba e parte em contra-ataque e é desarmado na entrada da área. Aos 19 minutos, Paulo Baier rola a cobrança de falta para Ricardinho, que soltou o pé Vanderlei manda para escanteio. O Coritiba é todo pressão no campo de ataque. O A.Paranaense tenta nos contra-ataques. Aos 22 minutos, jogada perigosa do A.Paranaense, mas Jonas salva e liga contra-ataque Coxa. Aos 23 minutos, Anderson Aquino arrisca de longe, mas o goleiro defende. Aos 27 minutos, Guerrón agride Lucas Mendes na área Coxa, longe do lance de bola e é expulso de campo. Todo time atleticano parte para cima da arbitragem, que precisou de apoio policial. O árbitro não mostrou nenhum cartão além do vermelho. Aos 36 minutos, Rafinha recebe em profundidade e toca para Roberto chutar prensado na entrada da área. Aos 37 minutos, Rafinha recebe na área, faz o giro e chuta junto ao goleiro. Aos 41 minutos, Demerson perdeu o tempo da bola e cometeu falta em Héracles. Na cobrança perfeita, Paulo Baier empata a partida. Mesmo com um jogador a mais, o Cori vai se perdendo em campo e aos 44 minutos, por muito pouco Paulo Baier não vira a partida. O árbitro Antônio Denival de Morais indica 4 minutos de acréscimo. Aos 46 minutos, falta para o Cori. Tcheco cobra na área, o goleiro sai de soco, Everto Ribeiro tenta no rebote, a bola sobra pela linha de fundo. Aos 49 minutos, final de primeiro tempo: Coritiba 1x1 A.Paranaense.
Segundo Tempo
Para a segunda etapa, Marcelo Oliveira faz a primeira substituição, colocando Lincoln em lugar de Anderson Aquino. Aos 3 minutos, boa chegada Coxa, mas na tabela com Lincoln, Roberto recebe impedido. Aos 5 minutos, perigo na área Coxa e Jonas coloca para escanteio. Após cobrança, contra-ataque Coxa e Rafinha não consegue o cruzamento. O Coxa ainda não está conseguindo valer a sua superioridade numérica. Aos 9 minutos, escanteio para o Coxa. Tcheco na cobrança e Jonas cabeceia muito perto do gol. Aos 13 minutos, chance perigosa para o time da baixada. No contra-ataque, Lucas Mendes saiu do meio com a bola dominada e tocou para Lincoln colocar o Verdão novamente em vantagem aos 14 minutos. 2x1 Coxa. O Cori volta a crescer na partida após o gol e encontrar os espaços vagos. Aos 16 minutos, Roberto chuta e Vinicius coloca para escanteio. Aos 19 minutos, escanteio para o Cori e Emerson quase faz o seu gol. O Coxa segue apertando a marcação no meio de campo. Aos 20 minutos, Rafinha divide e cai sentindo muito. Aos 24 minutos, Marcelo Oliveira muda novamente e coloca Renan Oliveira no lugar de Rafinha, que deixa o gramado chorando muito de dor. Aos 27 minutos, Vanderlei sai jogando rápido com Roberto, que chuta à direita de Vinicius. Aos 29 minutos, falha da zaga Coxa e após a bola tocar a trave, Zezinho empata a partida. 2x2. Mas a alegria do adversário durou pouco. 1 minuto depois, aos 30, Roberto recebe na entrada da área e faz o terceiro do Coxa. Emoção para todo lado: Coritiba 3x2 A.Paranaense. Aos 36 minutos, falta para o time da baixada e Vanderlei sai de soco. O árbitro parou o lance e marcou falta. Aos 37 minutos, Marcelo Oliveira faz a sua última substituição colocando Djair em lugar de Tcheco. Aos 41 minutos, Djair arriscou de longe e Vinicius colocou para escanteio. Aos 45 minutos, Lincoln entra na área com a bola dominada mas chuta fraco para defesa do goleiro. O árbitro indica 4 minutos de acréscimo. Aos 46, Liguera tenta de longe e Vanderlei defende bem. Aos 47 minutos, jogada de Renan Oliveira que lança para Roberto, que cruza de volta para Renan Oliveira que faz o quarto gol Coxa na partida. Aos 48 minutos, Antônio Denival de Morais apita o fim de jogo: Coritiba 4x2 A.Paranaense.
Com este resultado, o Coritiba abre 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e conquista o título do returno com uma partida de antecipação com 25 pontos e mantém a liderança da classificação Geral com 50 pontos. Com isso, a segunda partida da final diante do A.Paranaense será disputada no Couto Pereira.
O próximo compromisso Alviverde será pela Copa do Brasil, quinta-feira, 26, às 19h30, no Couto Pereira, diante do Paysandu. Pelo returno do Campeonato Paranaense, o último duelo será contra o Roma, domingo, 29, às 16h, em Apucarana.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)