
RESULTADO
O Coritiba recebeu o Toledo na tarde deste sábado, 9, no Couto Pereira, e não tomou conhecimento do time do interior. Ao natural, o Verdão aplicou uma goleada de 4x0, mas poderia ter sido bem mais, se não fosse a grande atuação do goleiro Fabrício. Agora, o Verdão encara um surpreendente PSTC, que veio até a capital, venceu o J. Malucelli por 3x0 e se classificou nos pênaltis. A primeira partida será em Cornélio Procópio.
Assim como na partida no interior do Estado, o Coritiba iniciou muito bem o jogo no Couto Pereira. Marcando forte e no campo de ataque, o Verdão encurralava o adversário em seu campo de defesa, mesmo com a vantagem no confronto. Logo no primeiro minuto, Juan bateu firme e a bola passou perto do gol de Fabrício. Aos 9 minutos, o Toledo teve uma boa chance. Murilo bateu falta na área, Rafael Bastos cabeceou e Elisson fez boa defesa. Dois minutos mais tarde, a marca do artilheiro. Negueba tocou para Juan na esquerda, que cruzou. A bola passou por toda a área e Kléber emendou um bonito voleio para fazer o seu décimo primeiro gol no campeonato e abrir o placar no Couto. Aos 13, Dudu avançou e cruzou. A bola quase chegou para o Gladiador fazer o seu segundo.
Sem conseguir chegar ao gol de Elisson, o Toledo apenas via o Coritiba criar chances. Aos 23, Juan tabelou com Kléber e saiu na cara de Fabrício. Na hora de driblar o goleiro, o veterano meia acabou se enrolando e desperdiçando a chance. No minuto seguinte, Carlinhos cruzou, Fabrício espalmou e, no rebote, Dudu carimbou a zaga. Aos 27, após cobrança de lateral de Ceará, Alan Santos dominou, girou e bateu com muito perigo, por cima do gol do Porco. O Verdão criava chances sucessivas, mas não conseguia dobrar o marcador. Aos 39, outra chance. Dudu desceu pelo meio e chutou forte. Fabrício pegou em dois tempos. Quatro minutos depois, João Paulo bateu falta na área, Juninho desviou e o goleiro do Toledo apareceu de novo. No último lance de perigo do primeiro tempo, o Toledo voltou ao ataque. Murilo desceu pela direita e cruzou, Tácio bateu de primeira e mandou por cima. Fim de uma primeira etapa em que o Coritiba merecia mais gols.
A primeira chance do segundo tempo foi do Toledo. Aos oito minutos, Murilo acionou, de letra, o lateral-direito Diego Tavares, que chutou. A bola passou com muito perigo ao lado do gol de Elisson. Aos 10, a primeira alteração no Coritiba. Negueba, com uma lesão no tornozelo, cedeu lugar a Vinícius. No mesmo minuto, Fabrício que vinha salvando o Toledo de uma goleada, foi substituído por André Luiz. Já no minuto seguinte, o Coritiba chegou ao segundo gol. Juan bateu escanteio curto para Vinícius, que chutou forte. No meio do caminho, Alan Santos apareceu e desviou para o fundo das redes, garantindo a classificação. Aos 18, Kléber recebeu na frente e acabou desperdiçando a oportunidade de fazer outro. Entretanto, ele foi às redes três minutos mais tarde. Vinícius fez fila na defesa do Toledo e foi derrubado na área. Pênalti e expulsão de Júnior Maceió. Kléber foi para a cobrança e calmamente deslocou o goleiro André Luiz, fazendo o terceiro.
Aos 24 minutos, entretanto, o artilheiro do campeonato recebeu o seu terceiro cartão amarelo e está fora do primeiro jogo da semifinal. Talvez por isso, aos 27 minutos, Gilson Kleina promoveu a entrada de Leandro em seu lugar. Aos 39 minutos, Jorge Ortega, que havia entrado no lugar de Dudu minutos mais cedo, desperdiçou grande chance. Vinícius fez excelente jogada na linha de fundo e cruzou. Sozinho, o paraguaio furou e não conseguiu concluir. No minuto seguinte, o Toledo assustou. Murilo chutou de longe e carimbou a trave de Elisson. Aos 41, entretanto, o Coritiba fechou a conta. Carlinhos disparou pela esquerda e encontrou Juan. Sozinho, o meia apenas empurrou para o fundo das redes, ratificando uma tranquila classificação.
Agora o Coritiba dá uma pausa nas disputas do Estadual para fazer a sua estreia na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, 13, o Verdão vai até o interior do Ceará e desafia o Guarany de Sobral. A tendência é que Gilson Kleina poupe alguns de seus titulares para este jogo.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)