
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e PSTC se enfrentam neste domingo, 17, às 16h, em Cornélio Procópio, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense 2016. Depois de fazer uma bela estreia na Copa do Brasil com o time alternativo, o Verdão agora concentra as suas atenções no jogo pelo Estadual e quer iniciar com pé direito a sua caminhada rumo à final. Do outro lado, a grande surpresa do campeonato. Remanescente do interior logo em sua temporada de estreia na Série Ouro, o PSTC quer continuar surpreendendo e vir a Curitiba com alguma vantagem, ao contrário do que aconteceu nas quartas de final
O time
Na última quarta-feira, 13, o Coritiba foi até a longínqua Sobral para fazer a sua estreia na Copa do Brasil 2016 e, mesmo com um time alternativo, não só venceu a equipe do Guarany como também eliminou o jogo da volta. O placar de 3x0 começou a ser construído ainda no primeiro tempo, após Leandro abrir o marcador aos 20 minutos. Ainda nos acréscimos da primeira etapa, o mesmo Leandro fez um verdadeiro golaço, colocando a bola no ângulo de André Zuba e dobrando a vantagem. Também nos acréscimos, só que do segundo tempo, Ruy cobrou falta com categoria e, contando com a falha do goleiro adversário, deu números finais ao jogo.
Agora, as atenções se voltam para o Estadual e o Verdão precisa de um bom resultado em Cornélio Procópio para obter a vantagem para o jogo da volta no Couto Pereira. Obviamente, o técnico Gilson Kleina promove o retorno de seus titulares, entretanto terá dois importantes desfalques. Na esquerda, Carlinhos apresentou febre alta durante a semana (vítima de uma amigdalite) e não poderá atuar. O paraguaio César Benítez, que foi bem no jogo no Nordeste, será o seu substituto. Na frente, a grande ausência é o artilheiro Kléber. Ele levou o terceiro amarelo na vitória por 4x0 sobre o Toledo no último final de semana e também fica de fora. Seu lugar será ocupado por Jorge Ortega, que precisa dar uma resposta após o fraco jogo diante do Guarany. No restante, a equipe será a mesma que venceu o Porco no último final de semana.
O adversário
Grande surpresa da competição, o PSTC colhe os frutos do bom trabalho de Reginaldo Vital, seu treinador. Apontado como provável rebaixado, o time de Cornélio Procópio provou que todos estavam errados e, não só escapou do rebaixamento, como se meteu entre os grandes do Estado e também garantiu uma vaga na Série D do Brasileirão deste ano. Para isso, conseguiu o que parecia improvável. Após perder a primeira partida das quartas por 3x0 dentro de seu estádio, o PSTC veio ao Ecoestádio, devolveu o placar sobre o J. Malucelli e conseguiu a vaga nos pênaltis, em um feito heroico. Para a partida diante do Coritiba, o grande desfalque é Jenison, autor dos três gols contra o Jotinha. Ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá atuar.
O jogo
O Coritiba enfrentará alguns adversários na tarde deste domingo. Além da empolgação da equipe adversária, o Verdão terá que driblar a irregularidade do gramado, o forte calor de Cornélio Procópio e, principalmente, a energia dos torcedores, que acabaram com os 1800 ingressos disponíveis para o jogo em apenas uma hora. Portanto, a equipe Coxa-Branca precisará de muita atenção, foco e determinação durante os 90 minutos de jogo, visto que, do outro lado, enfrentará uma equipe que certamente suará sangue em busca de mais um feito histórico.
Ofensivamente, a ausência de Kléber certamente dificultará um pouco as coisas na frente para o Coritiba, principalmente porque o seu substituto, Jorge Ortega, não atravessa boa fase. Assim, será preciso que Juan (que vem jogando um bom futebol nos últimos tempos) e Dudu assumam o controle da partida no meio-campo e busquem criar as jogadas de ataque. A velocidade de Negueba também será uma importante alternativa, assim como as jogadas pelas laterais do campo e as bolas paradas.
Na parte defensiva, o Verdão precisará, em primeiro lugar, conter a empolgação normal de um time do interior que chega a esta fase do campeonato. Empurrado por uma cidade inteira, o PSTC deve tentar encurralar o Verdão no início do jogo, buscando um gol de vantagem. Individualmente, é preciso controlar as jogadas dos meias Fauver e Baroni. Na frente, a defensiva Alviverde terá um alívio com a ausência de Jenison, mas terá que prestar atenção na velocidade de Caxambu.
A torcida
Apesar de possuir uma carga reduzida de ingressos à disposição, a torcida Coxa-Branca certamente lotará o seu espaço no estádio Ubirajara Medeiros e empurrará o Verdão rumo a um importante resultado. De qualquer maneira, daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Verdão atinja mais um objetivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - Semifinal - Jogo da ida
PSTC x Coritiba
Local: Estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio
Data: 17/04/2016, domingo
Horário: 16h
PSTC: Lucas; Léo, Spice, Tayron e Índio; Makelele, Rafael, Fauver e Baroni; Caxambu e Igor.
Técnico: Reginaldo Vital
Coritiba:
Elisson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e César Benítez; João Paulo, Alan Santos, Juan e Dudu; Negueba e Jorge Ortega.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Assistente 1: Pedro Martinelli Christino/PR
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
4º Árbitro: Rogério Menon da Silva
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)