
RESULTADO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Terminou há pouco no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, a partida em que o Coritiba empatou com o A.Paranaense pelo placar de 2x2 pela primeira partida das finais do Campeonato Paranaense 2012.
Após classificação assegurada para as quartas de final da Copa do Brasil (onde enfrentará o vencedor do confronto entre Vitória-BA e Botafogo-RJ) ao vencer o Paysandu pelo placar de 1x0 em Belém , o Coritiba retorna para o Campeonato Paranaense focado nas finais da competição estadual. Para esta fase do campeonato, o saldo de gols não é válido, Portanto, se uma equipe vencer a primeira partida e outra vencer a segunda, não importa o placar, a decisão será nos pênaltis. A partida desta tarde, marca a 100ª do Coritiba sob o comando de Marcelo Oliveira.
Confira como foram os melhores momentos de A.Paranaense 2x2 Coritiba:
Primeiro Tempo
A primeira chance da partida foi do A.Paranaense com escanteio logo a 1 minutos de jogo. Na cobrança, Vanderlei sai de soco e Liguera pega o rebote de primeira isolando. A resposta Coxa veio aos 3 minutos e Gil, também isolou. Aos 5 minutos, Lincoln recebe adiantado, dribla o goleiro e marca o gol Coxa, anulado pela arbitragem indicando impedimento. Log a 6 minutos de jogo, o árbitro já chama atenção de Paulo Baier que está tentando apitar o jogo. Aos 8 minutos, Junior Urso perde bola no ataque e gera contra-ataque para o A.Paranaense. Na bola cruzada, Vanderlei cai e fica com a bola. Desatento na partida, Junior Urso perde novamente uma bola fácil no meio de campo. A equipe do A.Paranaense é muito faltosa e o árbitro não mostra cartão até o momento. Aos 13 minutos o Coritiba domina o campo de ataque. Emerson esperava a bola na área. Tcheco erra o cruzamento e Djair tenta ajeitar com o peito, cedendo contra-ataque ao A.Paranaense, que mal armado, acaba nas mãos de Vanderlei. Aos 15 minutos, jogada de ataque do A.Paranaense, Furlan, dentro da área tenta por cobertura. Vanderlei se estica e tira a bola. Aos 18 minutos, Tcheco e recebe no meio de Lucas Mendes e bate forte para fora. Aos 19 minutos, Everton Ribeiro faz linfa jogada individual e da entrada da área abre o placar para o Coxa. 1x0 Coritiba. Os 900 torcedores do Cori calam o estádio. Aos 23 minutos, falta para o A.Paranaense . Na cobrança de Paulo Baier, Vanderlei espalma. Na sequencia, bola cruzada na área e de cabeça jogada para fora, é tiro de meta para o Coritiba. Aos 24 minutos, falha da zaga Coxa que não conseguiu afastar a bola da área e Bruno Mineiro empata a partida: 1x1. Aos 28 minutos o jogo perde um pouco do brilho com erros de passes das duas equipes. Aos 33 minutos, o Coritiba toca a bola no campo de ataque e irrita a torcida adversária. Lincoln recebe aberto e chuta forte para fora, sem perigo. Aos 34 minutos, Liguera arrisca de longe e Vanderlei espalma. Ainda aos 34, Furlan chuta cruzado, a bola cruza toda a área, toca no chão e sai. Aos 37 minutos, falta cobrada por Paulo Baier e Vanderlei não consegue segurar. Na sequencia, a zaga Coxa afasta. Aos 38, Bruno Mineiro arrisca de longe, mas a bola sai à direita de Vanderlei que estava atento ao lance. Aos 43 minutos, Djair é desloca o atacante do A.Paranaense na meia lua. O árbitro indica 1 minuto de acréscimo. Paulo Baier na cobrança da falta e a bola fica na barreira. O árbitro marca falta no lance, pois Tcheco foi empurrado na barreira. Aos 46 minutos, Lincoln recebe na área e bate prensado e é escanteio para o Cori. Na cobrança de Tcheco, a zaga afasta e o apita o final da primeira etapa. 1x1.
Segundo Tempo
Para a segunda etapa e Marcelo Oliveira não faz nenhuma substituição. A primeira chance de gol do segundo tempo foi do A.Paranaense em cobrança de escanteio já no primeiro minuto. Na cobrança de Paulo Baier, a zaga afasta. Aos 2 minutos, falta perigosa na entrada da área para o A.Paranaense. Aos 3 minutos, na cobrança de Paulo Baier, a bola fica na barreira. Aos 5 minutos jogada perigosa do A.Paranaense e a bola vai para escanteio. Na cobrança, Emerson afasta. Pressão adversária no começo do segundo tempo. O Coxa consegue responder somente aos 6 minutos com o cruzamento de Everton Ribeiro para a chegada um pouco atrasada de Roberto que não alcança a bola. Aos 9 minutos, Ricardinho chuta forte de fora, Vanderlei falha e dá rebote, Liguera vira o placar para o A.Paranaense: 2x1. Aos 11 minutos, Djair chuta, a bola desvia na zaga e quase engana o goleiro que coloca para escanteio. Na cobrança por muito pouco o Cori não empata a partida com Emerson e Lucas Mendes. Aos 14 minutos, Marcelo Oliveira faz duas mudanças: Anderson Aquino em lugar de Djair e Renan Oliveira em lugar de Lincoln. Aos 15 minutos, Gil cruza e Everto Ribeiro de cabeça coloca para fora, muito perto do gol. Aos 18 minutos, Anderson Aquino recebe livre, entra na área e é desarmado quando se preparava para chutar. Aos 20 minutos, Taiberson arrisca de longe e acerta o travessão de Vanderlei que nem foi na bola. Aos 35 minutos, Renan Oliveira faz jogada individual e bate fraco para fora. Aos 27 minutos, Marcelo Oliveira parte para o tudo ou nada e faz a última mudança, colocando Marcel em lugar de Junior Urso. Aos 30minutos, lançamento em profundidade para Roberto, mas o goleiro sai da área e chuta para longe. Aos 31 minutos, Roberto recebe na entrada da área, tem a chance de chutar e rola para Renan Oliveira que chuta e a bola fica com o goleiro, Anderson Aquino chega dividindo e a bola acaba saindo pela linha de fundo. Aos 34 minutos, Marcel briga pela bola na meia lua e prensada, fica para Emerson arrumar para Anderson Aquino deixar tudo igual novamente: 2x2. Novamente, os 900 guerreiros alviverdes calam o estádio e a torcida adversária limita-se a vaiar, tentando abafar. Na comemoração do gol, Vanderlei comemorou muito e, mostrando a camisa, esbravejou muito, sendo contido por Tcheco. Aos 41 minutos, na bola cruzada pela cobrança de falta, Vanderlei sai de soco, mas o árbitro marca falta nele. O árbitro indica 2 minutos de acréscimo. Aos 47 minutos, o árbitro Evandro Rogério Roman apita o final da partida. A.Paranaense 2x2 Coritiba.
O próximo compromisso Alviverde será a segunda e decisiva partida das finais contra o A.Paranaense, no dia 13, 16h, no Couto Pereira. Quem vencer, fica com o título paranaense de 2012. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)