Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Azuriz é um clube empresa fundado em 2018 pelo empresário Pedro Weber, que foi durante anos sócio da empresa que administra a carreira dos jogadores Marcelo (Real Madri – ESP), Danilo (Juventus – ITA) e Leandro Castan (Vasco da Gama) e um fundo de investidores. O jogador Marcelo inclusive é um dos sócios do clube. A sede do clube fica na cidade de Marmeleiro, no sudoeste do Paraná, próxima a Pato Branco, onde manda seus jogos através de parceria com a prefeitura de Pato Branco. Para tanto, utiliza o estádio municipal “Os Pioneiros” que teve sua capacidade aumentada para 8.000 lugares com a instalação de arquibancadas modulares.
A equipe tem novo técnico para a sequência da temporada no Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Fabiano Daitx, que estava no Bajé (RS) e substitui Celso Martins, demitido após a derrota para o Rio Branco de Paranaguá. Fabiano retorna ao clube com a missão de melhorar a campanha no Estadual na busca pela classificação para a próxima fase. A Comissão Técnica da equipe conta com um velho conhecido da torcida Coxa-Branca, trata-se de Reginaldo Nascimento, que jogou por nove anos no Coritiba e atuou como auxiliar técnico do sub-23 do Coxa em 2019 e 2020. Nascimento já era auxiliar de Celso Martins e continua no cargo como auxiliar do técnico atual. Aliás, Fabiano Daitx, no ano passado comandou a equipe do Azuriz no campeonato paranaense, fazendo uma bela campanha e se classificando entre os oito melhores, levando o time para a disputa das quartas de final, onde acabou desclassificado pelo Operário de Ponta Grossa. A boa campanha de 2021 rendeu à equipe Gralha Azul um calendário cheio para este ano, com participação no campeonato paranaense de 2022, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Na série D o Azuriz vai enfrentar as equipes do Caxias (RS), Aimoré (RS), Juventus (SC), Cascavel (PR), Próspera (SC), São Luiz (RS) e Marcílio Dias (SC).
Para este ano de 2022, o Azuriz fez várias contratações e poucos contratos foram renovados. Os atletas que permanecem no time desde a última temporada foram: Luís Salazar, zagueiro colombiano que há muito tempo atua no futebol brasileiro, e inclusive jogou no Coritiba em 2015, os meio campistas Fábio e Natan, o lateral Igor Bosel, o zagueiro Vinícius Guarapuava, o goleiro Jota e o atacante Vieira. Os reforços que chegaram para compor o elenco do clube foram o volante Rithely, que já vestiu as camisas de Sport (PE) e Internacional (RS), o lateral-direito Cayo Tenório, revelado pelo Vasco da Gama do Rio de Janeiro, e o meia Fabricio Oya, oriundo da base do Corinthians (SP), que tem sido o destaque no meio campo da equipe, jogador destro habilidoso, de bom passe e que costuma dar boas assistências aos atacantes. Este jogador inclusive já defendeu a Seleção Brasileira sub-20 em 2019.
Em seu último compromisso pelo campeonato estadual, a equipe empatou em 0 x 0 com o F.C. Cascavel e se encontra em 9º lugar na tabela de classificação com oito pontos. O jogo foi disputado em Pato Branco no dia 19/02/2022. Nesta partida o time da Gralha Azul desperdiçou muitas chances de gol, mas o placar não saiu do zero. O Azuriz jogou com: Jota, Igor Bosel, Salazar, Vinícius Guarapuava e Jamerson; Cayo Tenório (Fabrício Oya), Wenderson e Fábio (Natan); José Hugo (João Felipe), Vieira (Robinho) e Berguinho (Rone).
Embora as chances de estar entre os oito melhores do campeonato paranaense sejam remotas pois está com apenas oito pontos ganhos, a equipe ainda alimenta esperanças de classificação, para isso precisa vencer seus dois últimos jogos, contra Coritiba em Pato Branco e Operário em Ponta Grossa, e ainda torcer para que o Sãojoseense não marque pontos nos seus dois últimos compromissos, portanto, uma tarefa muito difícil.
O representante do sudoeste do Paraná teve um confronto histórico e inédito na última quarta-feira, dia 23/02/2022, pois fez sua estreia na Copa do Brasil onde enfrentou o Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e acabou vencendo por 1 x 0, passando para a próxima fase em que vai encarar o vencedor do duelo entre Mirassol (SP) x Grêmio (RS). O gol foi marcado pelo zagueiro Salazar aos 48 minutos do segundo tempo, fazendo a alegria da torcida local que esteve presente em bom número. A equipe foi a campo neste jogo com: Caio, Igor Bosel (Cayo Tenório), Salazar, Vinícius Guarapuava e Jamerson (Fábio); Wenderson (Leo Índio), Fabrício Oya (JP) e Hugo; Rone (Lucas Vieira) e Berguinho (Wellington Melo).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)