
MEMÓRIA
Durante muitas décadas, o Glorioso manteve a estranha sina de não conseguir ser Tricampeão do estado. Em seis ocasiões, o terceiro título consecutivo fugiu do Alto da Glória, muitas vezes por detalhes. Acompanhe:
· O Coritiba foi campeão em 41/42. Em 1943 decidimos o campeonato e na partida final deixamos de ser campeões quando um de nossos melhores atletas errou a cobrança de uma penalidade;
· Campeões em 46/47, o Cori perdeu o título de 48 na última partida;
· O Bicampeonato de 51/52 foi antecedido por um dos maiores erros da arbitragem paranaense. Nos últimos minutos de jogo o ponta Renatinho marcou o gol que daria o título de 1950 ao Coxa, mas o árbitro invalidou o lance, alegando que a bola havia entrado por fora. Para seu azar, um fotógrafo registrou o momento exato em que a bola passou a linha do gol, comprovando o erro de arbitragem. Essa é uma das fotos mais famosas da história do Alviverde;
· Campeões de 56/57, o Verdão perdeu o Tri de forma normal, finalmente;
· Esta é difícil de acreditar. O time Coxa foi campeão de 59/60 e venceu no campo o Campeonato de 1961. Existem até fotos do time posado, com a faixa tão esperada. Mas o Vice-campeão, Operário de Ponta Grossa, alegando erro no registro de um de nossos atletas (Agapito), conseguiu tirar do Alto da Glória o título, numa decisão do STJD;
· Novamente Bicampeão de 68/69, o Alviverde perdeu o título de 1970 mesmo tendo feito cinco pontos a mais que o campeão. Coisas de regulamento, diziam à época...
Foi em 1973 que nosso grande Presidente, Evangelino da Costa Neves, resolveu dar um basta a sina e montou um elenco de jogadores e uma comissão técnica de fazer inveja a qualquer time do Brasil.
Em março daquele ano, o Coritiba venceu o Torneio do Povo, primeiro torneio nacional vencido por um time do sul do país.
No dia oito de agosto daquele ano, ao vencer o União, em Bandeirantes com gol do craque maior, Zé Roberto, o Coritiba chegou ao tão sonhado título de Tricampeão Paranaense.
Naquele ano, o time do Glorioso realmente passou por cima de seus adversários. Nos jornais do dia seguinte, a manchete: ERA UM SONHO. AGORA, É A GLÓRIA. FINALMENTE TRICAMPEÃO!!!
Pesquisa histórica: Os Helênicos. Para saber mais sobre a história do Coritiba, visite o site.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)