
PARANAENSE
Desde a fatídica partida contra o Internacional, em dezembro do ano passado, o Coritiba não vencia um jogo no Couto Pereira. Ontem, a vitória, tão acostumada com o Alto da Glória, resolveu reaparecer. Destaque para os garotos Keirrison e Renan, que não se intimidaram com o Couto e com a torcida e apresentaram um ótimo futebol. A presença de um bom público também chama muito a atenção para um fenômeno interessante: mesmo em uma das piores fases de todos os tempos, a torcida está ao lado do Coxa.
O técnico Márcio Araújo teve uma atitude muito inteligente ontem. Ao perder o atacante Jeferson, por contusão, o técnico resolveu dar uma oportunidade ao jovem Keirrison, que não desperdiçou a chance de se firmar no time, tendo uma bela atuação e deixando sua marca de artilheiro ao marcar seu primeiro gol como profissional. Chamou muita atenção a reação da torcida quando o sistema de som do estádio anunciou os dois jovens, Renan e Keirrison, houve muitos aplausos no Couto.
O próximo jogo do Verdão será no interior onde enfrentará o Toledo no próximo domingo, 5, às 16h. O jogo será transmitido ao vivo, para todo o Brasil, pela CNT.
Confira como foi o jogo:
Primeiro tempo
Logo na saída de bola, um erro incrível do time Coxa. A bola foi divida entre Anderson e Adilson Popó (que atuou no Verdão em 2003) e sobrou no pé do atacante da ADAP, que ficou livre cara-a-cara com o goleiro Artur. O camisa um Alviverde saiu bem do gol o fez uma ótima defesa com os pés, evitando um gol que poderia tornar o jogo uma tragédia total. O gol teria saído aos 7 segundos de jogo.
O time coritibano demorou cerca de dez minutos para se recobrar do susto, enquanto isso, muitos erros de passe e um domínio inofensivo dos visitantes. Após os dez minutos o time Alviverde passou a dominar a partida. Os laterais abriram bastante o jogo e Renan, no meio-campo, distribuía bem as jogadas.
Primeiro lance de perigo do ataque Coxa-Branca. Após avançar em velocidade pelo lado do campo, o lateral-direito Wilton Goiano fez um lançamento perfeito para Eanes que sozinho na área teve tempo para ajeitar a bola e olhar o goleiro, mas o chute saiu torto e fraco.
Outro lance de perigo pelo ataque do Verdão foi em uma bela jogada entre Keirrison e Renan. Após receber a bola do camisa nove, Renan devolveu de calcanhar para Keirrison que ao receber a bola sofreu uma dura falta quando se preparava para invadir a área.
Em um escanteio pelo lado direito, Renan cobrou a meia altura, o zagueiro Vagner, que teve uma atuação muito segura na noite de ontem, pegou um belo sem pulo, mas o chute saiu completamente sem direção, encobrindo a trave.
Aos 23 minutos, em um contra-ataque do time visitante, quando Ivan invadiu a área Coxa com a bola e se atirou entre os zagueiros, simulando a penalidade. O arbitro não marcou e ainda expulsou o jogador que já havia recebido cartão amarelo após cometer uma falta violenta em Wilton Goiano.
Aos 28 minutos, gol do Alviverde do Alto da Glória. Eanes recebe na intermediária, se livra de um marcador e toca nas costas de um zagueiro para Keirrison, que protege, ajeita, olha para o gol e de fora da área chuta forte, alto e no ângulo esquerdo da meta. O goleiro nada pôde fazer a não ser lamentar a boa pontaria do centroavante coritibano. O mais novo xodó da torcida Coxa.
Durante a comemoração, o atacante da ADAP, Marcelo Peabiru, reclamou muito com o árbitro e recebeu cartão amarelo. Alguns minutos depois, após cometer uma falta leve em Wilton Goiano, o centroavante voltou a reclamar e segundo alguns repórteres teria dito ao árbitro que ele estava "roubando". O árbitro não teve dúvidas em expulsar o jogador, que ao sair fez gestos obscenos para a torcida Coxa que estava em frente ao túnel do adversário. Lembrando que Peabiru jogou no Cori durante o ano de 2005.
Depois do gol, o time se tranqüilizou bastante e passou a praticar um bom futebol, toques rápidos e objetividade. Renan ainda comandava o meio-campo do Verdão, mostrando muita visão de jogo e mobilidade. O garoto corria bastante nas duas intermediárias, fazendo o jogo ficar rápido. Ludemar também correu bastante pelos lados do campo, mas mostrou pouca efetividade em suas jogadas.
A zaga, muito bem postada com Anderson, que não perdia nenhuma jogada pelo alto. Além disso, com as expulsões, o capitão passou a sair jogando com a bola, confundindo a marcação do adversário.
Na bola rasteira, Vagner esteve muito bem. O goleiro Artur pouco foi exigido, mas sempre correspondeu bem, demonstrando que tem muita noção de espaço dentro da área.
O adversário, com dois jogadores a menos, praticamente abdicou do ataque, passando a se defender como pôde. Até o momento das expulsões os jogadores do time do interior estavam cometendo muitas faltas violentas, depois passaram a diminuir o número de faltas a fim de evitar mais expulsões.
Apesar de dominar a partida o Verdão não conseguia chegar com perigo a meta do adversário. O Alviverde perseguiu o segundo gol de uma forma mais consistente apenas ao 43 minutos. Após receber um belo toque de Keirrison Eanes se livrou de um zagueiro e na diagonal chutou forte, mas a bola encontrou a trave.
Final do primeiro tempo, 1x0 no placar, boa atuação e torcida satisfeita.
Segundo tempo
O time do interior se fechou mais ainda na defesa, deixando bastante espaço para o Verdão no meio-campo, mas a criação diminuiu bastante. Havia bastante espaço para os laterais. Julinho, aparentemente cansado, pouco subia ao ataque. Na direita, Wilton Goiano iniciou apoiando muito, chegava bem ao fundo, mas errou alguns cruzamentos que poderiam ter resultado em lances perigosos.
Renan ainda se destacava. O camisa dez do Verdão recebeu uma bola na intermediária e fez um lançamento primoroso para Wilton Goiano, que invadiu a área e cruzou rasteiro, a bola passou pelo goleiro e chegou até Julinho e Ludemar, que se atrapalharam e perderam um gol incrível, embaixo das traves. A torcida não se conteve e alguns chegaram até a vaiar o time.
Uma jogada muito bonita foi feita em uma tabela entre Keirisson e Ludemar. O jovem recebeu e devolveu de primeira para Ludemar que invadiu a área, mas foi travado pela zaga e não conseguiu o arremate. A torcida do Cori aplaudiu a jogada.
Em nova descida o lateral-direito Alviverde erra no cruzamento, mas na saída de bola o próprio Wilton dá o combate no zagueiro e consegue tomar-lhe a bola, em seguida chuta de perna esquerda, o goleiro espalma para escanteio. Na cobrança, Renan bate bem e o goleiro ao tentar evitar o gol dá um soco na bola e fica caído. A bola sobra para Jackson que de fora da área chuta forte, a bola desvia em um zagueiro, mas entra. Nova festa no Couto: Coxa 2x0.
O técnico Alviverde resolveu dar oportunidade a mais um garoto. Pedro Ken entrou no lugar de Eanes. O meio-campista teve boa movimentação e criou algumas oportunidades, deu um belo chute no gol, mas o goleiro fez uma defesa segura. Ken, apesar do pouco tempo em campo, demonstrou que também tem qualidades.
O jogo esfriou bastante após o segundo gol do Cori. A Adap se fechou atrás e o Verdão conseguia apenas trocar passes no meio-campo, sem ser mais ofensivo. No final do jogo houve uma falta em cima de Ludemar. Julio Madureira, que fez sua estréia entrando no segundo tempo no lugar de Renan, cobrou a falta com muito perigo, com a bola passando rente ao travessão.
Mas o placar ficou mesmo no 2x0. A torcida Coxa-Branca queria mais, pois a atuação no segundo tempo não foi tão convincente e o adversário estava com dois jogadores a menos.
De qualquer maneira, o que fica é o resultado de vitória que altera um pouco os ares no Alto da Glória e dá um novo ânimo para que o time engrene dentro da competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)